o blog dos vicentinos de Nova Esperança!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

COLOCA-SE NO LUGAR DO PRÓXIMO.

Franciele
Consócia da Conferência de Jovens São Tiago
(Conselho Particular de Nova Esperança)
(nos contagia com sua força, perseverança e meiguice)


"Como é difícil se colocar no lugar do “pobre”...você já tentou? Eu tive essa experiência... e como no post abaixo a Csc. Renata expos tudo que aconteceu no encontro DESPERTAR PARA A CARIDADE: alguns jovens se colocaram no lugar de moradores de rua.

E eu fui uma delas...

E como foi difícil conseguir, se preparar fisicamente e psicologicamente, ter que colocar roupas “feias” e sujas, despentear a cabelo, sujar as unhas, as mãos, os pés, se colocar deitada no chão em uma manha chuvosa e fria. Ter que realmente entrar em contado com o seu eu “pobre” se sentir e agir como os moradores de rua, tendo um olhar sofrido, e quase nunca um sorriso.

Mais o mais constrangedor é a reação das pessoas... Muitos fizeram como fazem quando veem a mesma situação nas ruas das cidades: olhão, as vezes se aproximam, e ficam indignados com a situação e vira as costas e vão para o conforto de suas casas... outros sentem medo... outros tem de compaixão.




E é isso que devemos amadurecer nos nossos corações humanos, COMPAIXÃO.

Uma única palavra que desperta muitos sentimento e muitas emoções. Ter compaixão não é ter pena, é colocar em pratica o amor pelos nossos irmãos, um ato que muitas pessoas deixam de lado, pois se acomodam nos compromissos sociais e com o conforto que encontra entreas paredes de suas casas.

E fica ai para refletirem:

"Tudo o que fizerdes ao menor dos meus irmãos, a mim o fizestes" (Mt 25,40)

É tão difícil ajudar o próximo pra você?

Então comece por você mesmo.

Tenha um encontro espiritual com o outro que pode ser seu próximo, se coloque no lugar dele e veja como receber uma simples ajuda, que pode ter consequências grandiosas.

Venha conhecer a Sociedade de São Vicente de Paulo e a Juventune Vicentina!!!"



quarta-feira, 11 de maio de 2011

DESPERTAI PARA CARIDADE!!!!!!

<!--[if gte mso 9]> Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

E uma sensação estranha quando vemos pessoas dormindo na rua, ao relento. Não dá um certo desconforto? Uma sensação de impotência entre o que se pode fazer, no momento, ser pouco para diminuir o sofrimento e querer fazer o necessário e completo, mas, não poder ou não saber como fazer . Na maioria das vezes tentamos colocar milhares de justificativas para nos manter distantes da ação e conseqüentemente nos tornamos duros de compaixão. A COMPAIXÃO nos move a agir! E o que pode vir da sua ação, um prato de comida? É pouco? Ou o máximo de ação e mudar a situação completa da família. É muito? É justo?

Tantas, e na maioria das vezes, fechamos nossos corações para a compaixão. Não existe tempo, existe vagabundagem demais, existe bebida demais, existe ignorância demais, existe problemas demais que não são somos... Tantas coisas que justificam nosso travar de compaixão e nosso sinal vermelho da ação.

Desdenhamos. Damos de ombros. Olhamos e desvíamos o olhar e se a pobreza nos pede um pedaço de pão na sua sujeira, na sua condição de nos dizer “estou aqui e este problema não é só meu”, nos sentimos invadidos, ultrajados.

Ou...

Comovemos-nos. Solidarizamos-nos. Deixamos livres nossos corações para a compaixão e assim, nos colocamos no lugar do outro nas suas misérias, porque somos HUMANOS e compartilhamos de inúmeras outras deficiências miseráreis que pode não estar ligadas ao dinheiro e a condição social, mas, podem ser imensamente mais condenáveis, imperdoáveis e mesquinhas.

Somos HUMANOS, uns mais fortes, outros mais fracos. Não somos super-heróis a salvar o mundo, é fato. Mas, também não somos super-heróis a racionalizar TODOS e QUAISQUER sentimentos e manter a frieza que o mundo moderno nos exige, certo?

Foi assim, então, que o DESPERTAR DA CARIDADE, recrutamento, começou seus trabalhos no domingo chuvoso do dia 1 de maio de 2011 em Nova Esperança. Na porta, um grupo de pessoas dormia no meio de restos de comida.... Alguns não repararam, as crianças tiveram medo, alguns ficaram surpresos com a presença de moradores de rua, outros acharam que eram bêbados... alguns... bem, alguns sabiam que eram jovens da CONFERÊNCIA SÃO TIAGO que se colocaram no lugar dos moradores de rua a dormir pelos cantos da cidade. Colocar-se no lugar do outro, no chão, sujos, a pedir o que comer durante o café da manhã farto que foi oferecido aos convidados.

O Vasco, confrade da São Thiago, disse que foi difícil para ele passar pelos olhos do preconceito, mas, que venceu o seu próprio medo dos julgamentos alheios. Era este mesmo o objetivo, nos fazer pensar na COMPAIXÃO e o lugar que ela tem em nossa vida. Na CARIDADE , e o quanto ela está presente no nosso cotidiano. Na SOLIDARIEDADE, e na qualidade dela em nossas ações. No AMOR, e o quanto praticamos a palavra de Jesus: "Tudo o que fizerdes ao menor dos meus irmãos, a mim o fizestes" (Mt 25,40).


Sabemos que o amor move o mundo, queremos compartilhar com todos a nossa certeza!


Os jovens vicentinos, esta juventude livre, incrível e cheia de personalidade que chegou muito cedo para o recrutamento pegou um cantinho seco para fazer o exercício que todos nós deveriamos fazer todos os dias NOS COLOCAR NO LUGAR DO OUTRO.


O caminho que nós vicentinos estamos.... um caminho com tapete vermelho sim, mas, tantas vezes com pedras. Queriamos com o DESPERTAR DA CARIDADE convidar para todos conhecer o nosso caminho e caminhar, LADO A LADO, conosco.



Padre Rodolfo que nos falou sobre espiritualidade com base firme na CARIDADE, deixou claro a importância de levar ESPERANÇA a quem sofre e encheu a sala com a força da sua juventude: " Mas é claro que o sol vai voltar amanhã, Mais uma vez, eu sei..." - cantou e nos encantou.


Vicentinos recepcionando os convidados.



Recepcionando e renovando a espiritualidade e conhecimento.



Crianças da CONFERÊNCIA INFANTIL DE FLORAI, que nos presenteou com um show de empenho e união na apresentaçao de um teatro sobre a criaçao do mundo. Fofos demais estes vicentininhos.


"Tudo o que fizerdes ao menor dos meus irmãos, a mim o fizestes" (Mt 25,40).



Confraternização vicentina.



Vital, sempre e sempre presente. Valeu, confrade.


Confrades e Consócias, coincidências nao existem. São sinais. Ficar atentos aos sinais, sempre. Eles nos motivam e nos fazem mais perto de Deus. Recebemos sinais emocionantes que este caminho é o NOSSO caminho. É este o nosso carisma, DESPERTAI todos para o carisma pessoal de cada um e que a base dele seja o AMOR.