o blog dos vicentinos de Nova Esperança!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

2012, I HAVE A DREAM........

Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais.
Martin Luther King.



O cheiro do Natal já passou. As promessas para o novo Ano já foram feitas e agora é colocar tudo em prática! É a vida que começou para 2012.

Vamos a frente.

Nós ficamos felizes por tudo que realizamos em 2011: muito trabalho, árduo e gratificante…

O grande ponto em comum da Presidente do Conselho Particular de Nova Esperança, Ana Paula Troleis e sua diretoria, é o sonho e o trabalho. Pessoas fortes no sonho vicentino e com mãos fortes para o trabalho. Não acreditamos em uma outra maneira de conseguir bons frutos a não ser pelo trabalho. Existe?

Meu pai é conhecido por ser trabalhador, desde pequeninha vejo meu pai TRABALHANDO… Nada o fazia parar, desanimar, porque ele e minha mãe tinham um sonho ( I have a dream…) sair da sua condição e estudar as quatro pequenas filhas. Onde eu vou e falo que sou filha do meu pai, as pessoas dizem “ nossa, seu pai é muito trabalhador”, eu sinto muito orgulho disto e quanto mais eu vivo e observo o mundo a minha volta, mais eu o admiro e mais tenho orgulho!

Era assim, que ele nos dizia, estudem e trabalhem e minha mãe acrescentava “SEJAM PESSOAS INDEPENDENTES”. Por muito tempo eu acreditei que ela dizia que era para sermos mulheres independentes porque ela sempre foi dona de casa e “I have a dream” de sair para trabalhar. Hoje encaro a independência como outra coisa. A independência do trabalho significa conquistar tudo, possível e impossível, através do esforço, da força dos seus braços, da força do seu entusiasmo e do seu sonho e seguir esta ética…. A ética do trabalho!

A independência do TRABALHO.

Quem trabalha tem propriedade no que fala, no que faz. Palavras vão ao vento… quando mostramos TRABALHO mostramos atos, mostramos OBRAS. Quem trabalha não fala, age e quando fala tem o respeito de quem o escuta. Quem trabalha não depende da boa ou má vontade dos outros e quem não quer trabalhar se envergonha com a sua pequenez diante da força do trabalho que agrega ou afasta. Quando meu pai dizia sejam independentes com o trabalho, ele queria dizer, trabalhem para não precisar passar por cima da honestidade, dos princípios, das convicções, da ética, da honra e dos SONHOS..

I have a dream…

O famoso discurso de Martin Luther King , feito em 63 para mais de 200 mil pessoas em Washington marcou a luta por empregos e liberdade e uma geração que lutou por igualdade. “I have a dream”, foi uma das frases que ecoava na minha cabeça quando assisti uma palestra do Confrade Jefferson no ENCONTRO DE PRESIDENTES que aconteceu neste fim de semana em Maringá, quando falou sobre o SONHO DE OZANAM, eu lembrei de quando era mais novinha e que era apaixonada pela contracultura, pelos anos 60, pelos movimento rippie e sonhava em ter algo para lutar e defender. Lembrei de quando li a biografia de Che Guevara e quando sai nas ruas com os Caras Pintadas. Lembrei do meu idealismo que pulsa firme em minhas veias.

Ter um sonho é o que move as pessoas é o que as fazem vivas, como disse o Confrade carioca em sua palestra, "o entusiasmo de quem tem um sonho contagia a todos" !!!!! Ânimo, força e fé: I have a dream…

Quando me converti para o igreja católica eu queria cuidar do meu lado espiritual, quando entrei para os Vicentinos, demorei algum tempo para descobrir os meus desafios, mas, soube desde a primeira reunião que ali seria meu lugar, depois ficou claro os desafios e as certezas. Quando assumi ser Coordenadora dos Jovens comecei a ter certeza da minha meta e ela coincidiu com o meu idealismo. Eu compartilho do SONHO DE OZANAM, também quero transformar o mundo em uma rede de caridade e quero transformar os jovens pela caridade. Não precisa ser o mundo todo, mas, que eu consiga acender a chama nos que eu consiga alcançar com minhas mãos, com meu idealismo, com meu trabalho, com meu sonho.

Acredito neste sonho, tenho o sonho de Ozanam nas minhas mãos que são fortes para trabalhar até calejar, tenho em meu coração que está cheio de amor até explodir e também no meu intelecto que acredita na força do conhecimento.

I Have a dream…. meu ano Vicentino começa hoje contaminada com a presença marcante da consócia Ada, Presidente Conselho Nacional do Brasil, no ENCONTRO DOS PRESIDENTES, que tem a força das palavras de quem trabalha, as mesmas dos grandes e admiráveis líderes!

Que 2012 seja tão maravilhoso quanto 2011 e que , meus jovens, meus amores e meus "tchucos", sejam contagiados por meu entusiasmo e compartilhem com todos a sua volta, o amor, a caridade e a união.

Sigam-me ao meu lado, que tem força e sonho para todos! Venham os desafios que abraçaremos todos!

Abram alas, porque nós temos um sonho ( I HAVE A DREAM…)… e queremos passar!!!!!!!!




( Consócia Ana Paula, Consócia Ada e consócia Renata)

(Representantes do CONSELHO PARTICULAR DE NOVA ESPERANÇA com confrade Ademir, PRESIDENTE DO CONSELHO CENTRAL MARINGA, que estará deixando a presidencia neste mês: obrigada confrade pela parceria e paciencia)

( Hoje, 13 de fevereiro, Consócia Janaína da Conferência Jovem Sao Tiago levando para a escola Gustavo, uma das crianças que os jovens acompanham. Era seu primeiro dia de aula. Gustavo chorou grudado na Janaína por quase 1 hora e 30 minutos, não queria ficar... Mas, "We have a dream......." e ele ficou na escola......... )



Renata dos Santos
Coordenadora dos Jovens Conselho Particular de Nova Esperança.