o blog dos vicentinos de Nova Esperança!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

42ª ROMARIA NACIONAL DOS VICENTINOS A APARECIDA: nao tenha medo este é o meu filho, Jesus!


“.....Eles ficaram assustados e com muito medo e pensaram que estavam vendo um fantasma. Mas ele disse:
- Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês? Olhem para as minhas mãos e para os meus pés e vejam que sou eu mesmo. Toquem em mim e vocês vão crer, pois um fantasma não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho. Jesus disse isso e mostrou as suas mãos e os seus pés. Eles ainda não acreditavam, pois estavam muito alegres e admirados.......”

Lc 24,35-48, partes do Evangelho do dia 22 de abril – nós na Basílica de Nossa Senhora Aparecida na 42ª ROMARIA NACIONAL DOS VICENTINOS A APARECIDA

“Não tenha medo, sou eu, Jesus” 

A voz ecoava da imensa Basílica de Aparecida, o evangelho lido em ritmo e música parecia silenciar todos os barulhos do mundo e no esforço de entender cada palavra pela dificuldade do som do lugar onde estava, fechei meus olhos, abri meu coração a esquecer onde eu estava   e NÃO TENHA MEDO, SOU JESUS, ressonou como um caleidoscópio em meus pensamentos e involuntariamente os rostos das pessoas que visito, que entro na casa a levar amor e pao, vieram a minha mente a estender suas mãos em minha direção e a mexer seus lábios fatigados: “não tenha medo, sou Jesus”!

Foi o meu momento em Aparecida. Desculpem, o egocentrismo, mas, foi o meu momento de confirmação, de certeza, de força. Foi o momento que eu fui buscar em Aparecida. Foi o meu momento de encontro com a MINHA espiritualidade. 

Demorei tanto tempo em minha vida para encontrar a espiritualidade, porque realmente não conseguia mais  conceber na minha razão e na minha emoção um Deus estático e, sim, onipresente e oniciente a me observar lá de cima de um céu cheio de nuvens brancas, fumaça e  vozes de anjos. Depois, me apresentaram um novo Deus, um novo Jesus, o MEU, aquele Deus que ao perguntar qual sua religião, respondo: “tenho minha própria religiosidade” (não me comprometa), a minha religião, a minha concepção, a minha religiosidade, a minha oração, o Deus que eu crio, que eu adapto, o Jesus que está dentro de mim, concebido para mim e eu, a adaptá-lo as minhas expectativa, as minhas realidades, as minhas vontades. O meu Jesus, esta religião que o Confrade Kaike citou na sua fala emocionada na Praça das Palmeiras lotada por vicentinos do Brasil inteiro: a religião da fala, de ajoelhar, a rezar e clamar a MINHA vida, aos MEUS problemas, ao MEU Jesus, o Jesus daquele que quer encontrar o amor e Deus, dentro do seu próprio coração, do seu próprio mundo, do seu próprio umbigo, de dentro da minha casa, do meu circulo de social e pessoal....

Eu disse nao a esta religiosidade no dia que conheci o espírito vicentino, quis sair do meu próprio círculo vicioso e encontrar o que procurava fora das minhas próprias dores e problemas....

Não tenha medo, EU SOU JESUS”. As vezes sujo, cheirando a mazelas da vida, te olhando com desanimo, com descaso, morando em lugares que nunca foi, ou se foi, te causa medo, na maioria das vezes distante dos seus conceitos, da sua realidade, do seu mundo. E que medo! Que medo de ir, que medo de amar, que receio de despir de todas as máscaras que a vida nos impõe para encontrar JESUS.

Este é o meu Jesus, o que encontro nos olhos dos meus irmãos. E a minha busca, a minha imensa busca , aquela que também fui buscar na casa da mãe NOSSA SENHORA APARECIDA, é pela força de continuar procurando e ao achar, não ter medo, e amar. Não ter medo de amar o meu Jesus e amá-lo acima de julgamentos, acima da vaidade, acima do orgulho, acima das minhas próprias misérias humanas. 

APARECIDA, estava lotada de vicentinos. Bonito de ver. No começo, deu um deslumbre completo e cumprimentávamos todos: Bom-dia confrade, bom-dia consocia. Era nossa primeira vez e somos do INTERIOR, “enjacuzados” por natureza e ninguém via com surpresa os novos vicentinos em Aparecida, todos pareciam totalmente familiarizados com a “vicentinagem” do Brasil todo e estranhavam nossos cumprimentos. Domingo, na grandiosa e incrível FESTA REGULAMENTAR, vimos porque: não era eu, Lorena, Marcella, Ines, Edecir e Ana Paula e mais uns gatos pingados  vicentinos  perdidos em Aparecida e sim, MILHARES. Que lindo! Que lindo...e mais uma vez... que lindo! 

Que linda é a Basílica! Uma grandiosa obra da arquitetura moderna, que lindo seus vitrais, seus adereços, sua cerâmica. E que linda é a sala para queimar as velas  e que energia inexplicável  sentimos na sala das promessas, como se todos os lamentos atendidos e não atendidos estivessem suspensos no ar. Que lindo suas escadas com romeiros que se agarram a fé a mãe como única alternativa de esperança na vida. E que lindo é a Basílica vazia e silenciosa no momento mais mágico do dia, o entardecer. E que paz a noite na Basílica e que linda sua iluminação que vista de perto ou longe encanta. Que lindo...E mais lindo que isto e emocionante foi  a grandiosa Basílica com vicentinos do Brasil todo. Sem palavras, ou com palavras: “Não tenha medo, sou Jesus”!

Eu insisto que não tenho mais idade para 12 horas de viagem de ônibus. Alguns me disseram que viagem a Aparecida é “programa de índio”. Eu, que piso sempre no meu cansaço e indisposição  porque sei o que me move está além, muito além do limite que me cansa e me indisponibiliza! Estar com PESSOAS, fora daquele “meu mundo e do meu Jesus de barro que eu mesmo "faço e desfaço”, compensa, ai, como compensa, estar com pessoas que nos faz rir e ver além, além do que somos acostumados, para algumas pessoas, ir além do que me cerca é programa de índio, para mim é vida!
Estar com pessoas, é sim, estar com Jesus. Não tenha medo, sou eu, Jesus, sou eu, o amor
E..

“Só com amor se move a vida, ooooh, com muito amor...”

Se mova, no ano que vem, vamos a Aparecida como todos os vicentinos do Brasil?



 (Vista da passarela. Consócia Lorena, Consócia Ana Paula, Consócia Ines e Consócia Renata. Provavelmente algumas outras consócias no meio das pessoas. A passarela que nunca está vazia de romeiros)

 (Catedral antiga em reforma)


                                                                                (Caminho para VIA SACRA, no MORRO DO CRUZEIRO, uma chuva fina, que incrivelmente nao afastou os vicentinos romeiros)


 ( O mar de guarda-chuvas no começo da VIA SACRA.Emocionante a quantidade de pessoas mais velhas....em nenhum momento afastadas pela chuva, o convite era: tirem suas máscaras e rezem)



 ( Consócia Marcella na entrada do Morro do Cruzeiro)

(Uma escultura em Jacarandá inspirada na La Pietá, MICHELANGELO, que fica dentro da Basílica)            

( Vista ao anoitecer do imenso espaço entre a Basílica e o CENTRO DO ROMEIRO rodeado por      estátuas lindas dos 12 apóstolos)                                                           
  ( Consócia Lorena na SALA DOS MILAGRES, lugar muito interessante rodeado de pedidos atendidos e nao-atendidos, fotos,  objetos fruto de doaçao, de promessas. Quase todo o sofrimento do POVO BRASILEIRO parece pairar no ar. )

 ( Um dos lugares mais lindos e incríveis de Aparecida, Sala de Velas)
 
 (Consócia Lorena e Marcella, conhecendo a Basília pela primeira vez)
andando pela Basílica.

 ( Final de tarde chuvosa em Aparecida, os 12 APÓSTOLOS saudando a noite)



(Vista interna da Basílica, vazia, ao entardecer,  momento lindíssimo)
(Vista de um dos corredores....Consócia Renata, eu.)

(Imagem original de Aparecida, com um lindíssimo painel, nós consócias de Nova Esperança andando sem hora e tempo na incrível e mágica Basílica iluminada!)



( Ao fundo consócia Ana Paula, também escantada com as luzes e o silencio da Basílica)














(As meninas, irmas e consócias, Lorena e Marcella, cobertas pelo espírito vicentino!)
( Porque ninguém é de ferro, muito menos os "jovens", todos confrades e consócias:Lorena, Marcella, Ana Paula, Régis, Douglas, Luisinho e Renata, "curtindo a noite" em APARECIDA DO NORTE!)

( A luz do FESTVIDA)

( Com a nossa bandeira assistindo FESTVIDA todos confrades e consócias: Ana Paula, Edecir, Lorena, Douglas,Ines, Marcella, Renata, Régis, Luisinho e Vital)

( A fofa, maravilhosa, despretensiosa e empolgante, apresentaçao dos jovens de Londrina no FESTVIDA, eiiiiiiiiiiiiii.... queremos uma carona!!!!)

( Ao amanhecer a primeira missa do dia, Basílica lotada)

(Vista do domingo chuvoso no ponto mais alto de visitaçao da Basílica)


( Entao, lá de cima, Ozanam e Sao Vicente olhando para nós, FESTA REGULAMENTAR)


(FESTA, festa e festa, maravilhosa e emocionante, todos saudando a VICENTINADA do Brasil, lindo demais, em especial, Ada Ferreira (Presidente do CNB), em festa!

Confrade Julien Spiewak e consócia Ana Paula, Confrade Julien delegado internacional da Juventude Vicentina)


(Consócia Ana Paula e confrade Carlos Henrique David (Kaike), que deu uma palestra emocionante na Festa Regulamentar e inflamou os coraçoes vicentinos)


( O mar de vicentinos na Festa Regulamentar)
( Missa na Basílica, vicentinas do Paraná)

( Basílica lotando de vicentinos do Brasil inteiro, bonito de ver e sentir)

( Oh, acabou, retornaremos as nossas cidades e VAMOS AOS POBRES!)

( De malas prontas....)


( AMIZADES: amigas de fé, de caminhada, de vicentinismo......)

( Todos vicentinos na estrada: consócia Ana Paula, consócia Izabela, confrade Luisinho, consócia Eloize, confrade Regis, confrade Douglas, confrade Ricardo e consócia Ana Paula)

( Confrade Ademir, cuidadoso com TODOS durante a nossa viagem e confrade Vital, orientaçoes ao nosso condutor)

( Volta... já cansados, mas, abastecidos)


( Confrade Régis, Silvio Santos vem aí, os que foram, entenderao, aos que nao foram quem sabe o ano que vem...)

Descontraçao!!!!! 
Aparecida, nos despedidos de voce, casa da NOSSA MAE, que nos acolheu em sua casa, nos abençoou, nos cobriu de graças. Vamos levar tudo que nos deu, para todas as famílias que visitamos e para todos os vicentinos que nao puderam estar presentes e suas famílias e até o ano que vem!!!!

Confrades e consóciasssssssssssssssssssssss, até a "43 ROMARIA NACIONAL DOS VICENTINOS A APARECIDA"

quarta-feira, 4 de abril de 2012

I ENCONTRO ESPIRITUAL VICENTINO DE JOVENS: ele está nas suas pegadas?


Não facilite com a palavra amor.

Não a jogue no espaço, bolha de sabão.

Não se inebrie com o seu engalanado som.
Não a empregue sem razão acima de toda a razão ( e é raro).
Não brinque, não experimente, não cometa a loucura sem remissão
de espalhar aos quatro ventos do mundo essa palavra
que é toda sigilo e nudez, perfeição e exílio na Terra.
Não a pronuncie.

Carlos Drummond de Andrade



Somos jovens de all’stars e calça jeans!?

Olhos atentos. Abertos. Brilhantes . Vivos! Vivos. Pulsantes, com ânsia de vida!Todos juntos em uníssono… Sim!Ai, ai…. Difícil esquecer destes olhos! Olhos em chama.

Coração vivo e pulsante nos olhos! Coração apegado somente no maior e mais intenso sentimento que move o mundo: o AMOR. Este era o tema do I ENCONTRO ESPIRITUAL VICENTINOS DE JOVENS, o retiro de jovens vicentinos como ficou conhecido aqui entre nós.

Foi desafiador! É engraçado como a simplicidade é desafiadora… Falar sobre o AMOR, um tema que pode ser simples e é simples, pode ser tão complexo e se torna complexo, quando achamos que AMAR é fácil, amar é simples, amar é básico…. É? É?

………………………………………………. É?................................................

Se é…. Por que tantas teorias sobre tantas coisas e regras e receitas para a felicidade ? Se é, por que tanta injustiça, tantas guerras, tantas crueldades, tanto preconceito, tanto abandono, tanta tristeza, tanta FOME ? Se é fácil amar, por que tantas vertentes, tantos caminhos, tantos desvios, tanta religião, tantos dogmas ? Se é fácil amar… porque tanto INDIVIDUALISMO?

Amar é fácil e normal quando somos crianças. Quando jovens e não reconhecemos o amor, um vazio incalculável nos consome. Na fase adulta a falta de amor, nos endurece feito pedra e na velhice nos faz amargos: por que não amei mais?

Por que não amamos mais se amar é fácil?

É fácil amar? “Amai-vos uns aos outros como eu vou amei” ( Jô, 15,12)

É simples, está em uma frase, em uma pequena frase, o maior mandamento,ensinamento da igreja Católica! Simples...Não subestimemos o amor. Não subestimemos a simplicidade. Não subestimemos nossos sonhos. Não subestimemos a juventude.

Foi assim.... Que quase 50 jovens vicentinos e não vicentinos passaram um final de semana no CENTRO DE FORMAÇÃO DOM OSCAR ROMERO, um lugar silencioso e longe. Longe de tudo. Por um final de semana parar o tempo e pensar somente no rumo do amor em suas vidas... esta foi a proposta e aceitaram.

Então nós vicentinos, fomos mostrar para todos, o que é amor: amor cuidador, amor carinho, amor que liberta, amor a natureza, amor aos sonhos, amor a Deus, de Deus e para Deus e AMOR AO PRÓXIMO! Não é esta a função de todo vicentino: ver Jesus no próximo e espalhar amor?

Nos colocamos na posição de cuidadores a mimá-los com palavras vindas de pessoas incríveis, em momentos de oração libertadores e em mimos em comidinhas ( hummmmmmm....) deliciosas!

Era isto, o objetivo era este, era mostrar o quanto o cristianismo está na nossa prática diária de relacionamento humano, está nas nossas escolhas e nas nossas atitudes e Deus e seu filho Jesus não estão nos céus sentados nos olhando com olhar julgador, não, está em nós e no nosso próximo: o amor que sentimos ou DEIXAMOS de sentir.

O objetivo era apresentar a estes jovens a SSVP, esta rede de caridade sonhada por Frederico Ozanam. Talvez muitos se tornem vicentinos nos próximos meses, outros daqui a alguns anos, talvez uma nova Conferencia de jovens ativos na sociedade se forme nas próximas semanas, talvez alguns não sintam o carisma vicentino em suas veias, mas, poderão fazer parte de uma rede de doação confiando no trabalho de amor que um dia conheceu. Talvez alguns esquecerão de SSVP nos próximos anos agitados de suas vidas, mas, uma coisa, de uma coisa existe certeza, foram dias para marcar a vida de todos e acender uma luz perturbadora em suas mentes e corações: É FÁCIL AMAR?

Para quem estava nos bastidores, trabalho árduo, mas, DELICIOSO....Como foi maravilhoso trabalhar com todos! E que união! E que amor! E que momentos incríveis passamos juntos, nos ajudando, nos conhecendo, nos amando e amando cada um dos jovens LINDOS, EDUCADOS E FINOS.... e principalmente de CORAÇÃO ABERTOS!

Uma certeza fica, como uma luz que surgiu naquela capela do DOM ROMERO, enquanto todos os jovens, de 14 a 27 anos, em pleno sábado a noite ouviram por mais de 2 horas , QUIETOS, IMÓVEIS, sem pedir água ou para ir fazer xixi, palavras sobre AMOR..... : NÃO SUBESTIMEMOS NOSSOS JOVENS.... não os coloquemos em lugares e posições distantes de nós para não nos incomodem com sua música alta e sua agitação! NÃO SUBESTIMEMOS nossos jovens os nivelando por baixo transferindo para eles conhecimento pífio, sentimentos superficiais e cultura descartável. NÃO SUBESTIMEMOS nossos jovens apresentando para eles a religião da IDADE MÉDIA, DO PECADO ou a que se mistura com o mundo do paganismo... NÃO SUBESTIMEMOS a capacidade para o amor dos nossos jovens...

Fica na memória e no coração as frases marcantes... os momentos emocionantes: como o SIMPLES céu estrelado no escuro e a simples frase “ OLHEM A NOITE QUE DEUS PREPAROU PARA NÓS...”

Olhem para a noite.... para a vida que Deus preparou para nós, olhem a simplicidade de gestos com o próximo que Deus confiou para nós, olhem para o coração, olhem quanto amor Deus preparou para nós.....

Não SUBESTIMEM o amor...

Não brinquem com a palavra amor...

Não facilitem, não simplifiquem..............


( Confrade Hilário recebendo placa homenagem ( das mãos da consócia Ana Paula Troleis, Presidente do Conselho Particular de Nova Esperança e Confrade Nilson Mulon, Presidente da Conferência São José, na frente da juventude ) por seus 47 anos (oficiais e ativos) como vicentivo.

( Todos, os jovens, os confrades e consócias que trabalharam atentos as ultimas palavras do retiro)

(Testemunho do Confrade Hilário, anos dedicados a SSVP)


(Confrade Sandro, testemunho de cristão e membro da SSVP)

(Consócia Janaína da Conferência Jovem São Tiago, dando um depoimento emocionado sobre o "amor em movimento" no trabalho com crianças carentes)

(Pausa em uma sombra para Conferência São Tiago, conversar e discutir seus planos e trabalhos, com confrades e consócias de outras Conferências, momento importantíssimo)

( almoço de domingo e homenagem a todos que trabalharam na organização da cozinha)

(nossa regra, entre flores)

( "parece que a comida aqui fica mais gostosa", o jovem caçulinha do grupo disse isto, comendo a comida caseira de domingo saborosíssima que devoramos!)

(Consócia Renata, "tentando" puxar as orelhas de todos para olharem para os lados, e terem FOME DE JUSTIÇA. Juventude SAL e LUZ!)

( Consócia Ana Paula com José Casemiro e consócia Madalena, eles que tomaram a frente da organização da cozinha, MARAVILHOSOS, trabalharam imensamente, com tanto amor e dedicação que nos impulsionou muito)

(Confrade Douglas, consócia Ana Paula, aspirante Josi e Confrade Valdemir ( família vicentina quase completa, com as 2 filhas participando do retiro)

( Confrade Oscar, consócia Sandra e consócia Ana Paula, também família vicentina)

( Consócia Adriana, consócia Edecir, confrade Douglas, consócia Sandra e Josi, confabulando horários e comidinhas gostosas e mimos para nossos jovens)

( Saiu um comentário que até o sapo de pelúcia quase virou príncipe com tanto amor no ar)


( Consócia Carol e Mariana, as caçulinhas...)

( os noivos aspirantes mais lindos e doces que se tem notícia)

( Consócia Raquel e sua convidada Larissa)

( Carol e consócia Jenyfer, que deixou nossa Conferência neste domingo em busca dos seus sonhos em São Paulo)

( Consócia Janaína e consócia Marcella)

( meninas atentas!)

(Confrade Luisinho, Coordenador da Juventude do Conselho Central de Maringá e Confrade Ricardo, coordenador da juventude do Conselho Metropolitano)


( o amor.... no ar.............. no vento.... nos corações)


( Todos atentos..... )


( Confrades e consócias, preparando o nosso almoço!)

( um dos mimos lembrançinhas feita pelas consócias, foram muitas e fofas)



( Confrade Kaike e consócia Ana Paula)


( Hummmm... saboriando café da manhã)

( Hummm... depois de uma caminhada em silêncio e de uma noite em paz... hum.... )

( não estão com cara de sono na foto, estão lindas e com olhos faiscantes)

( não... olhos faiscantes, nada de sono...)


( ehhh... moçada bonita)

( bolo de chocolate, bolo de nata, bolo de laranja, bolo branco.. bolo, bolo, bolo delícia.... PARTILHA dbolos... a especialidade de muitas, muitas pessoas que doaram estas guloseinhas deliciosas...Café-da-manhã deliciaaaaaaaaaaa)

( os nossos caçulinhas)

( manhã linda e brilhante de domingo: aspirante Gislaine, confrade Oscar, aspirante Josi, consócia Adriana, consócia Edecir, consócia Rita, consócia Ana Paula, confrade Valdemir)

( era uma lembrancinha para começar bem o dia, mas, dizia a "lenda" que eram bilhetinhos de namorados e namoradas)

( recebendo brilhetinhos de bom-dia!)


( Consócia Renata e Ana Paula e os jovens lindos e educados na manhã linda de domingo)


( Consócia Ana Paula e a aspirante Josi..... )


( turma na cozinha... trabalhando no amor...)

( confraternizando vicentinos e não vicentinos)

( Confrade Valdemir e Dona Jandira, coordenando a cozinha, SEMPRE, em todos os eventos nos ajudando muito!)

( Consócia Rita, segundo uma lenda, os olhos mais lindos da SSVP)

( ah, tinha que ter uma foto de todas as delicias...delicias que alimentam o corpo enquanto o espírito é alimentado)

( um só caminho!)

( sábado a noite, um dos nossos palestrantes, Rogerio, na capela... momentos emocionantes até de madrugada...)

( homenagem a Nossa Senhora no jantar, a dona do AMOR de MAE... divino)


( Confrade Jefferson perguntou na sua palestra o que estava escrito no mural do café, achávamos que ninguém tinha prestado atenção, engano... TODOS RESPONDERAM JUNTOS: ser vicentino é doar amor!)

( Consócia Madalena, não se tem palavras para sua dedicação e amor...)

( Aspirante Gislaine, Joseir, um dos nossos palestrantes e que nos ajudou muito no sábado, a mais nova consócia do CP de Nova Esperança: consócia Glória e Dona Jandira, sempre com os vicentinos...)

( a luz a entrar...)


( consócia Edecir e consócia Mariliza)


O CONSELHO PARTICULAR DE NOVA ESPERANÇA, agradece a todas as pessoas que participaram diretamente e indiretamente do I ENCONTRO ESPIRITUAL VICENTINO DE JOVENS. Os Padres Rodolfo e Padre José, pelo direcionamento espiritual, pela ajuda maravilhosa que nos deu na viabilização desde o local , apoio na divulgação, até na presença do Padre Rodolfo de madrugada para nos acompanhar espiritualmente e com o violão. Muito obrigada.
Agradecemos a todos os palestrantes, a Ana e o Pepe, ao Ruy, a doce irmã Elaine, ao Joseir, ao Rogério, ao confrade Jefferson, a Sineide e a todos os confrades e consócias que deram seus testemunhos emocionados e intensos.
Agradecemos a todas as pessoas que indicaram os nomes das pessoas para estarem nestes dias, para todos que nos apoiaram, aos pais dos jovens que nos confiaram seus filhos, a todas as pessoas que doaram tantas coisas e tantas pessoas.... agradecemos aos jovens que foram muito educados em TODOS os momentos. Agradecemos a todos as Conferências que estavam lá ou que ajudaram de longe ou com orações.
Agradecemos a TODOSSSSS.... e ao CCM, que esteve a disposição e que estava representado pelo confrade Luisinho e ao confrade Ricardo, a frente da juventude no Metropolitano nos ofereceu inúmeras vezes apoio.
Agradecemos aos familiares e amigos de todos que estavam no retiro, pela paciência e compreensão e pelas orações. Talvez não lembramos ou não citamos alguém, mas, tenha certeza, nosso obrigado chega a todos!
Que Deus os abençoe!
Que Deus nos abençoe!
E que Deus abençoe todas as famílias que animados na fé vamos poder ajudar!