o blog dos vicentinos de Nova Esperança!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

CAFÉ DA TARDE VICENTINO!

 
Depoimento de uma assistida depois do CAFÉ DA TARDE VICENTINO:
“Pela primeira vez na vida me senti uma PESSOA




Não é um absurdo se sentir imensamente privilegiado por ter amor. Imensamente sortudo por ser amado. Loucamente feliz por saber receber e doar amor. Quem nos ensina, de primeiro, o que é o amor são nossas mães, as mulheres, que sabendo da gravidez passam a mão, insistentemente, em suas barrigas na falta da mãozinha, do pezinho, do rostinho do bebe que cresce seguro no ventre abençoado de uma mulher! As mulheres ensinam o amor! E se dizem por aí que "MULHER É O SEXO FRÁGIL" é a sua fragilidade que sustenta, que ergue, que incentiva toda uma família a seguir com base no maior e melhor sentimento: o amor. Ah, se não é o amor pela vida que nos faz fortes perante uma dificuldade, se não é o amor de Deus que nos faz especiais e dignos da vida, se não é o amor pela nossa família que nos faz acreditar e lutar por eles, se não é o amor no ser humano que nos faz superar as descrenças e os maus sentimentos. Ahhh, se não é o amor, a busca do amor pelo próximo que nos faz seres humanos melhores e maiores. Afinal, se não é o amor que nos faz melhor ou pior que o outro?

Alguns recebem amor por todos os lados, privilegiados… E outros não sabem o que é amor….Talvez pela mãe que não acariciou a barriga desejando o filho, não amamentou como um gesto de carinho, mas, como sobrevivência, a mãe que nunca sendo amada não soube amar… Não ensinou o amor pelo lar, pela família, pelo trabalho, pelos sonhos, pela vida, pelo outro, por Deus.

E nós que seguimos a espiritualidade do amor, não é, pois, nossa certeza absoluta que devemos doar nosso amor, servir de amor os que infelizmente a vida não lhes deu amor suficiente para ser sentirem especiais?

Era isto, era está a intenção do nosso CAFÉ DA TARDE VICENTINO, servir, pequenos gestos de amor para que as mulheres se sentissem A  MA  DAS

Já faz algum tempo que estávamos pensando nas mulheres que assistimos. Pouca ou nenhuma estrutura familiar, filhos para educar, para mandar para escola, para sustentar, troca constante de parceiros, filhos de pais diferentes, desesperança, falta de confiança, falta de fé. O que tínhamos para elas: amor, as visitas, nossos conselhos de acordo com nossa própria vivencia pessoal, mas, o que falar para uma mulher de 27 anos, apenas 27 anos que diz que não dorme a noite com medo do seu futuro e do futuro seus filhos? “DEUS proverá?” e Deus não pode prover nos dando força e luz para ajuda-las de uma maneira correta e eficiente, Deus não prove através do nosso amor? 

Fomos procurar ajuda profissional e Deus proveu, depois de dias, a psicóloga Roseli Barone não só aceitou um encontro com as assistidas como sugeriu algo maior, um projeto de resgate de auto-estima, de resgate do amor, segundo Roseli, que trabalha principalmente com COACHING, pequenos gestos com elas para que se sintam amadas já ficam gravados no subconsciente de cada uma delas  e são incorporados aos poucos na prática diária, é necessário saber o que é o amor, para amar. Então, o primeiro passo para este projeto seria um encontro para servi-las, para elas se sentirem acolhidas…e então a ideia é que estes encontros se repitam com alguma frequência e em cada encontro profissionais sejam convidados para orientá-las sobre temas que se alguma maneira alavanquem suas vidas em família e suas vidas profissionais. 

Bem, convites foram feitos e entregues. Todas as assistidas foram convidadas e a grande maioria presente foi buscada em casa. Arrumamos uma mesa enorme e democrática, com toalha, com xícaras e copos de vidro, para que elas  sentissem nosso carinho e com isto, valorizadas.

Mais de 20 vicentinas fizeram quitudes deliciosos, tantos que todas levaram pratinhos para casa, recebemos tantas doações de brindes ( que foram de baton a ensaio fotogrático) que foram sorteados, mas, acabou que,  todas levaram presentes para casa! Todos os jovens vicentinos e colaboradores cuidaram das crianças, até dos bebes de colo que foram cuidados com um carinho, emocionante…

Em um primeiro momento, Marcos Cruz, falou sobre o papel da mulher na sociedade e depois Roseli falou sobre o amor, a luta pela vida….sobre gana, sobre sonhos………….

E músicaaaaaaaaa! Uma linda anja Ana Balestra cantou para elas…Uma anja, com voz de cristal e seu violão, nos encantou….

Foi novo! Foi diferente, foi trabalhoso, foi encantador. Impressionante como temos um vínculo com elas, que nunca havia percebido o quão é importante, a maneira com que nos procuraram entre todos com os olhos enquanto estavam naquele ambiente tão diferente para elas…Como chamavam nosso nome… como olhavam maravilhadas quando cada vicentina perguntava se queriam mais refri, se queriam café, se tinham comido, se queriam mais……

Até cantaram! Um coro para uma música sertaneja que falava sobre amor….”ainda ontem, chorei de saudade…… relendo a carta…… sentindo o perfume….”. Porque ninguém é de ferro....

TODAS, saíram sorridentes! TODAS, as vicentinas, as mulheres, as crianças! Algumas disseram que nunca tinham ido em um lugar assim…outras, perguntaram quando teria de novo, outras, que estavam com um outro ânimo para viver, outra que “ tudo que foi falado foi para ela”…

Sim, nossas princesas, nossas rainhas, nossas lindas, nossas glamorosas, nossas fofas, nossas Marias, nossas fortes e batalhadores mulheres, terá mais…. Faremos mais e faremos melhor… porque vocês merecem! 

Ambiente todo enfeitado com flores uma mesa grande para que todas ficassem próximas uma da outra!

"Eu vejo flores em você, mesmo se o caminho for pedregoso"

Número de assistidas bem acima do que havíamos pensado, todas atentas, muito atentas a tudo!

Os jovens que foram as babás para que as mulheres pudessem ficar a vontade no chá, mas, não imaginávamos que eles cuidariam até dos bebes com tanto amor e com tanta paciência, lindos demais!

Brindes e mais brindes que se multiplicaram e sobrou brinde depois que a maioria tinha sido sorteada! Agradecemos a todos nossos amigos e coloboradores que doaram de uma forma tão carinhosa!

Sessão de cinema para as crianças!

Meninas vicentinas brincando com as crianças!



Guloseimas para as crianças! Hummmmmm...

Sobre a proteção...sobre a iluminação, sempre!

A linda, a meiga e a maravilhosa cantora Aninha Balestra, um talento aqui da nossa cidade que fechou o chá com ALELUIA, uma anja que canta que nos emocionou...

A lembrança nas mesas: "assim como o açúcar adoça a comida, o amor adoça a vida"!

Como disse a consócia Elaine: "Amar é servir"!

Tudo pronto, um cheiro no ar de café e coisas gostosas, muito gostosas!



As meninas vicentinas, surpreendentes no amor

Jovens, encantados com os bebes!

Todas atentas a tudo que era falado...

O único transformador, o único alquimista que muda tudo em ouro, é o amor. O único antídoto contra a morte, a idade, a vida vulgar, é o amor.
Anaïs Nin