Com este evangelho, voltado para a força de vontade do espírito Vicentino em ser uma semente multiplicadora dos ensinamentos de Jesus Cristo, foi iniciada a REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE PROCLAMAÇAO DE NOVOS VICENTINOS DA CONFERÊNCIA SÃO JOÃO APÓSTOLO DE NOVA ESPERANÇA, aqui, no nosso Paraná.
A proclamação era uma vontade uníssona a algum tempo, mas, foi bem pensada e organizada, para que todos os aspirantes estivessem prontos no seu espírito e conhecessem bem o trabalho Vicentino. Assim, a grande maioria dos novos proclamados são muito atuantes na conferência a meses e a proclamação festiva, foi uma maneira de reavivar a chama VICENTINA em todos os presentes, seja familiares, convidados e Vicentinos que vem nesta caminhada a muito tempo.
Segundo a REGRA, a proclamação é um momento único e sublime na vida de um Vicentino e deve ser festiva e comemorada de uma forma que o dia se torne inesquecível. Alguns podem até dizer que é somente um ato de regra e burocrático e que a vocação Vicentina é que tem que estar sedimentada, no entanto, quando se faz o juramento e se é oficialmente um Vicentino a responsabilidade e o compromisso assumido, se torna concreto, visível e formal!
A “festa”, começou com uma missa de ação de graças, em que os proclamados foram apresentados a comunidade e todos comungaram. Após a celebração, seguimos para a REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE PROCLAMAÇAO, que contou com a presença de todos os vicentinos da conferência São João Apóstolo, familiares, Padre José Moreira Silveira (pároco da nossa comunidade), Vital (representante do Conselho Central de Máringa) e Otacílio ( Presidente do Conselho Particular de Nova Esperança).
Após as orações iniciais tradicionais, o Padre José comentou o evangelho sobre a ação multiplicadora dos vicentinos e da importância do nosso trabalho dentro da comunidade, colocando o evangelho na prática diária da caridade. Então, todos os proclamados foram chamados, após a leitura da condição e deveres para um vicentino, o presidente da conferência proclamou, DAIANE CAEIRO DOS SANTOS, ANA PAULA TROLEIS, MARILISIA S. MULON, RODRIGO S. PICOLI, MÁRCIA STAUB, EDICARLOS ARNUT BRAZ, FABRICIO G. RAZENTE, SIDNEY ALVES, INÊS DAL´LAGO, SANDRA C. TROLEIS UTSUMI, OSCAR YUKIO UTSUMI, LORENA MILANO, JOANA MIGOTTO CANO, GILBERTO BEZERRA e RENATA DOS SANTOS, MAURO E MAYARA , confrades e consócias membros da SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO.
O que se seguiu foram palmas, brindes, parabéns para você e todos os tipos de manifestações de alegria para um momento único na vida espiritual de um católico leigo que se coloca a disposição em corpo e alma a vida baseada no evangelho segundo JESUS CRISTO.
De marcante, a diversidade dos novos Vicentinos: jovens e idosos; casados e solteiros; ligados a caminhada cristã a muito tempo e que descobriram o compromisso cristão a pouco; várias profissões, aposentados e estudantes universitários; alguns com histórico de serviço social a comunidade e outros que estão começando a se entregar ao próximo e ainda, vínculo em parentesco, como noivos, esposo e esposa, primos, amigos de longa data e até pai e filha. Isto não é interessante?
Foi completo. Todos se encheram do Espírito Santo e comungaram da expectativa que o trabalho em Cristo possa transformar a vida de muitas pessoas e em consequência a sua também!
(local carinhosamente arrumado pelos confrades e consócias)


(momento do juramento Vicentino)

( Padre José, que foi maravilhoso em todas suas palavras desde a missa de ação de graças, até a benção final, todos os presentes se sentiram confortados, incentivados e abençoados)
