o blog dos vicentinos de Nova Esperança!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

PROCLAMAÇAO DE NOVOS CONFRADES E CONSÓCIAS. A FESTA.

“….Saiu o semeador a semear. Enquanto lançava a semente, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. Outra parte caiu no pedregulho, onde não havia muita terra; o grão germinou logo, porque a terra não era profunda; mas, assim que o sol despontou, queimou-se e, como não tivesse raiz, secou. Outra parte caiu entre os espinhos; estes cresceram, sufocaram-na e o grão não deu fruto. Outra caiu em terra boa e deu fruto, cresceu e desenvolveu-se; um grão rendeu trinta, outro sessenta e outro cem…” Marcos, 4; 1-32

Com este evangelho, voltado para a força de vontade do espírito Vicentino em ser uma semente multiplicadora dos ensinamentos de Jesus Cristo, foi iniciada a REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE PROCLAMAÇAO DE NOVOS VICENTINOS DA CONFERÊNCIA SÃO JOÃO APÓSTOLO DE NOVA ESPERANÇA, aqui, no nosso Paraná.

A proclamação era uma vontade uníssona a algum tempo, mas, foi bem pensada e organizada, para que todos os aspirantes estivessem prontos no seu espírito e conhecessem bem o trabalho Vicentino. Assim, a grande maioria dos novos proclamados são muito atuantes na conferência a meses e a proclamação festiva, foi uma maneira de reavivar a chama VICENTINA em todos os presentes, seja familiares, convidados e Vicentinos que vem nesta caminhada a muito tempo.

Segundo a REGRA, a proclamação é um momento único e sublime na vida de um Vicentino e deve ser festiva e comemorada de uma forma que o dia se torne inesquecível. Alguns podem até dizer que é somente um ato de regra e burocrático e que a vocação Vicentina é que tem que estar sedimentada, no entanto, quando se faz o juramento e se é oficialmente um Vicentino a responsabilidade e o compromisso assumido, se torna concreto, visível e formal!

A “festa”, começou com uma missa de ação de graças, em que os proclamados foram apresentados a comunidade e todos comungaram. Após a celebração, seguimos para a REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE PROCLAMAÇAO, que contou com a presença de todos os vicentinos da conferência São João Apóstolo, familiares, Padre José Moreira Silveira (pároco da nossa comunidade), Vital (representante do Conselho Central de Máringa) e Otacílio ( Presidente do Conselho Particular de Nova Esperança).

Após as orações iniciais tradicionais, o Padre José comentou o evangelho sobre a ação multiplicadora dos vicentinos e da importância do nosso trabalho dentro da comunidade, colocando o evangelho na prática diária da caridade. Então, todos os proclamados foram chamados, após a leitura da condição e deveres para um vicentino, o presidente da conferência proclamou, DAIANE CAEIRO DOS SANTOS, ANA PAULA TROLEIS, MARILISIA S. MULON, RODRIGO S. PICOLI, MÁRCIA STAUB, EDICARLOS ARNUT BRAZ, FABRICIO G. RAZENTE, SIDNEY ALVES, INÊS DAL´LAGO, SANDRA C. TROLEIS UTSUMI, OSCAR YUKIO UTSUMI, LORENA MILANO, JOANA MIGOTTO CANO, GILBERTO BEZERRA e RENATA DOS SANTOS, MAURO E MAYARA , confrades e consócias membros da SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO.

O que se seguiu foram palmas, brindes, parabéns para você e todos os tipos de manifestações de alegria para um momento único na vida espiritual de um católico leigo que se coloca a disposição em corpo e alma a vida baseada no evangelho segundo JESUS CRISTO.

De marcante, a diversidade dos novos Vicentinos: jovens e idosos; casados e solteiros; ligados a caminhada cristã a muito tempo e que descobriram o compromisso cristão a pouco; várias profissões, aposentados e estudantes universitários; alguns com histórico de serviço social a comunidade e outros que estão começando a se entregar ao próximo e ainda, vínculo em parentesco, como noivos, esposo e esposa, primos, amigos de longa data e até pai e filha. Isto não é interessante?

Foi completo. Todos se encheram do Espírito Santo e comungaram da expectativa que o trabalho em Cristo possa transformar a vida de muitas pessoas e em consequência a sua também!

(local carinhosamente arrumado pelos confrades e consócias)

(que o evangelho frente nos ilumine. Lembranças do dia para os novos confrades e consócias)

(reunião iniciada pelo presidente da conferência Valdemir)
) (leitura do Evangelho


(momento do juramento Vicentino)


( Padre José, que foi maravilhoso em todas suas palavras desde a missa de ação de graças, até a benção final, todos os presentes se sentiram confortados, incentivados e abençoados)


( Vital, também falou com a empolgaçao envolvente e contagiante que lhe é peculiar)

(VAmos la, os novos confrades e consócias: Sidney e Ana Paula)

( Marilisia e Lorena)

( Maurinho)

( Mayara e Rodrigo)
( D. Joana e Gilberto)

( Edicarlos e Fabricio)

( Daiane e Márcia)
(Oscar e Sandra)
(Renata e Inês)

( reunião dentro da reunião para discutir o recrutamento do dia 30 de maio)


( D. Antônia, aspirante, com certeza a proxima proclamada da Conferência)

(momentos de confraternizaçao, família reunida)


( jantar preparado pelas consócias)


( todos unidos no espírito Vicentino)


( para terminar a sobremesa com um sonoro: PARABÉNS)

terça-feira, 18 de maio de 2010

Uma nova Conferência....


Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. 2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 4 ¶ O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. 5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; 7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8 ¶ O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; 9 Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; 10 Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. 11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. 12 Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. 13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor
CORÍNTIOS, 13



Foi com estas palavras do evangelho que Padre Roberto começou a reunião em Floraí que fundou a Conferência Vicentina de floraí , depois 10 de meses de trabalhos na organização, nesta sexta-feira dia 14 de maio.

A missa, a reunião, foi especialmente cercada de AMOR e notou-se a imensa vontade da conferência em trabalhar em prol da causa Vicentina.

Nós, Vicentinos de Nova Esperança estivemos lá, dando nosso apoio e colocando a disposição em amor e trabalho para estes novos confrades e consócios.
Então, “Vamos aos pobres”!



(Consócias (força feminina) das conferencias São João Apóstolo e São José)


(Consócios Valdemir ( Presidente da Conferência São João Apóstolo), Oscar e os nossos noivos Vicentinos)



(União das Conferências: São Tiago, São José e São João Apóstolo)



( Consócia Lorena e Confrade Valdemir, pai e filha na causa Vicentina)



(Comemorando)