o blog dos vicentinos de Nova Esperança!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Smile: sorriem vicentinos e tirem sorrisos do mundo!

Charlitos é um andarilho ( como muitos que existem em nossas cidades) pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um CAVALHEIRO (gentleman), usando um FRAQUE preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um CHÁPEU COCO OU CARTOLA, uma BENGALA e - sua marca pessoal - um pequeno BIGODE , tornou-se o mais famoso personagem de um gênio do cinema mundial Charles Chaplin um visionário, um artista que tinha uma idéia completa da função da arte na formação de criticidade do cidadão

Chaplin acreditava que “O assunto mais importante do mundo pode ser simplificado até ao ponto em que todos possam apreciá-lo e compreendê-lo. Isso é - ou deveria ser - a mais elevada forma de arte” , acreditava no poder do sorriso, no poder da simplicidade, no poder das ações acima que o poder das palavras... Acreditava no desarmamento de qualquer tirania apenas com força da deselegância elegante de um palhaço!






Fez humor em um dos períodos mais difíceis da história mundial, satirizando Hitler em um dos seus filmes mais famosos “O GRANDE DITADOR”, em que fazia 2 papéis o que próprio Hitler e de um judeu perseguido pelos anti-semitas. É deste filme o grande discurso em que disse, no papel de Hitler ( louco isto!) que “ ...mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura...”, também deste filme uma das cenas mais emblemáticas e lindas da história do cinema em que ao som de uma música clássica brinca com o globo terrestre... Uau! Paralisante...

Não sei quantas vezes por dia, por semana ou por mês no perguntamos se o mundo está em mãos certas ou erradas. E principalmente se, nossa omissão ou fraqueza ou falta de conhecimento ou ingenuidade deixa para os outros a função de conduzir o mundo... Ser diretamente responsável pela esta condução do mundo a bons caminhos tinha, TEM que ser uma preocupação constante em nossas vidas! Pequenas ou grandes ações voluntárias de amor, de doçura transformam grandes ou pequenas realidades e nos fazem condutores do globo terrestre tomando as rédeas do mundo do qual queremos ter e deixar para nossos filhos e futuras gerações.

Os Jovens da CONFERÊNCIA SÃO TIAGO, se vestiram de palhaços e brincaram com o globo mostrando que a qualquer vacilada o lado sombrio do mundo pode nos arrebatar e nos deixar somente como espectadores da fome, do medo, do abandono, da opressão, da miséria , da tristeza , da morte. Jogando o globo para os VICENTINOS presentes deixaram claro que somos uma parte importante na comunidade que estamos inseridos, pois, com nossas ações conduzimos o mundo para onde acreditamos.

Foi doce, como um Valsa de Strauss e foi lindo ver jovens compartilhando o mundo de um pobre “nobre” cavalheiro com todos os Vicentinos presentes da FESTA REGULAMENTAR do dia 25 de setembro, em Maringá.




Vestidos de palhaços e palhacinhas “fofas”, inspirados no espírito e trejeitos no NOBRE VAGABUNDO, tentaram avivar nos vicentinos presentes o riso despresentioso do cinema mudo de Chaplin que se utilizava do som e das mímicas mensagens profundas e singelas!

Então, embalhados no meio das pessoas, como se fossem e pudessem ser, qualquer NOBRE VICENTINO, através de curtas esquetes ao som de músicas clássicas quiseram deixar claro a confluência entre os gestos nobres em pele de”vagabundo” de gestos atrapalhados e nosso trabalho como vicentino. O famoso ESPÍRITO VICENTINO... que quando nos toma conta nos faz atentos a todas as situações e pessoas que precisam de ajuda.

E deve ser assim, o espírito vicentino tem que nos conduzir a visitas e a promoção de famílias, mas, também, deve nos fazer atentos a mudanças de atitudes em nosso cotidiano, em nosso trabalho, em nossa família. Ser mais complacentes e doces com o mundo a volta, este não é nosso objetivo na busca do aperfeiçoamento espiritual?

E quando o ESPÍRITO VICENTINO deliciosamente nos imunda nos faz querer ajudar, tantas vezes de forma atrapalhada, que importa? Deus sonda nossos corações e sabe quando mesmo na pele de vagabundos, temos gestos nobres e tomamos sobre a nossas mãos o mundo que queremos transformar!


(alguém chora..... vou faze-la feliz!)

( op´s, um cego querendo atravessar a rua, vou ajudar)

(Smile...)

( olha, uma moça com dificuldades para carregar as compras, vou ajudar!)

Para os jovens da CONFERÊNCIA SÃO TIAGO, fica claro, assim como era claro para Chaplin a força da arte, a força dos gestos de um palhaço no desabrochar de ternura no olhar das pessoas.

Um dos projetos da Conferência é se aperfeiçoarem e levarem esta ALEGRIA SINGELA a crianças que precisam sonhar e confiar na felicidade.

( palhacinhas meigas que abrem nossos sorrisos instântaneos, como se fossemos crianças...)

( Janaína, Raquel, Camila e Carol, as "Chaplins vicentinas)


( a preparação, eles mesmo se auto-maquiaram)

( nossos Chaplin's vicentinos)


(todos queriam ficar perto deles... e aos que não foram Chaplins nesta oportunidade o espírito vicentino de união na preparação e no apoio nos bastidores)



Vicentinos, "smile" com ternura e caridade.... SMILE...

Smile

Smile

Smile.....

Smile................



Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível.

Charles Chaplin

Nenhum comentário:

Postar um comentário