o blog dos vicentinos de Nova Esperança!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A magia da fotografia, do amor, da caridade e da esperança...

Natal é uma época que todos estão mais dispostos a caridade..... será porque estamos preparando a "morada do nosso amor" para a chegada do amor em pessoa humana: Jesus?


É..... é sim..... esta maior disposição para caridade, pode ser (pode ser....) para deixar os corações cheios de amor para a chegada de Jesus: otimista e crente no poder da bondade do ser humano que traz lembranças dos seus próprios Natais, no aconchego da família reunida ou na expectativa da magia do Natal, que todos nós sentíamos quando éramos crianças.




Natal é família reunida com a casa arrumada, para receber Jesus menino! É o renascimento da esperança... de vida....



Nós vicentinos temos um trabalho intenso a preparar nossos corações diariamente, 365 dias por ano, para o AMOR EM MOVIMENTO que a ESPIRITUALIDADE vicentina nos incentiva e trabalhando e tendo mais formações e conhecimento, vemos uma grande mudança de foco no nosso trabalho de assistência que também se alia com as mudanças sociais que nosso país atravessa: em vez de cestas básicas e caridade para resolver somente problemas momentâneos devemos fazer um resgate da cidadania e auto-estima das pessoas que chegam até nós precisando de CARIDADE.



Sabemos que a palavra CARIDADE é muito mais ampla que doações para o Natal. Muito mais ampla, mais complexa e mais trabalhosa...



Temos um vicentino entre nós que sempre diz que estamso sempre a visitar tantos na nossa cidade e esquecemos das nossas próprias obras: os velhinhos do nosso Asilo São Vicente de Paulo!



Nos últimos anos grandes avanços e modificações estruturais e de administração fizeram com que o ASILO SÃO VICENTE DE PAULO de Nova Esperança subisse degraus na convivência dos seus internos. Mas, temos grandes desafios ainda no trabalho interpessoal com os velhinhos e na interação deles entre si e com sua saúde física e mental.



Pensando no resgate da auto-estima e individualidade dos velhinhos do nosso ASILO, na rede de caridade que faz do ASILO uma das instituições de preferência nas doações da cidade, na função da ARTE presente na fotografia a nos emocionar, a fotografa Graziela Kreling presenteou os internos, com sua sensibilidade de artista e sua técnica de profissional, com uma sessão de fotos!




Foi uma festa! Eles pediram para ser fotografados, alguns trocaram de roupas, outros quiseram fazer a barba, percebemos a interação presente, mesmo daqueles que não se sociabilizam e o resultado... bem o resultado.....



Pessoalmente, sou uma fã de todas as artes... tenho sentimentos aflorados com belas histórias e poesias, me emociono com as belas canções, com gravuras de grandes gênios e foi assim com estas fotos, mas, que isto, compartilho, participo e compreendo de alguma maneira cada olhar e cada gesto das pessoas ali fotografadas.



Olhares sem esperança...outros com amor... alguns com alegria... outros com abandono....



Estas fotos artísticas foram usadas para cartões de Natal em uma rede de caridade para pessoas que farão doações para presentes de Natal para a festinha de fim de ano para o dia 17 de dezembro.



Para quem não recebeu cartão, entre em contato com os vicentinos ou a diretoria do ASILO, para quem recebeu e se emocionou, deixo uma história que um grande amigo espanhol anarquista e realista me contou ....



“Existia um negro refugiado fugitivo de um sistema opressor da America Central. Quando foi resgatado por forças pacifistas, ele contou a maneira com o que o sistema violentou, assassinou e aniquilou sua família. Os pacifistas ficaram impressionados com tanta violência e não compreendiam como ele tinha sobrevivido a tanta violência e então disseram ao negro, emocionados:



- É triste!



O negro ergueu a cabeça e disse olhando diretamente para os olhos dos que lhe questionavam:



- So no és triste, porque és lá verdad!”
(SÓ NÃO É TRISTE, PORQUE É A VERDADE!)

Sim as fotos são tristes, mas, captaram pela sensibilidade da Fotógrafa e artista a REALIDADE, a verdade!



Para o NATAL, que Jesus renasça em nossos corações e que ele esteja cheio de amor para mudar algumas realidades do mundo e que as VERDADES sejam sempre as cheias de esperança!



Feliz Natal A todos!




Abaixo as fotos artísticas, incríveis e emocionantes:





















As fotos transformadas em cartão de Natal:









































































Nenhum comentário:

Postar um comentário