o blog dos vicentinos de Nova Esperança!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O ESPÍRITO DO NATAL: uma caminhada de luz!!!!!


Eles moram em uma rua íngreme. Muito íngreme, de terra... se chove... o carro não passa não. Já tivemos medo do carro atolar. Também não tem postes de luz não! É perigoso, dizem todos. “Lá, vixiiii, lá é perigoso”. E eles moram lá a última casa depois da maior descida, depois que a luz se finda... Depois que já nem a lembrança do poder público se lembra deles. E era lá, que tínhamos que entregar as doações de Natal.

Queríamos algo diferente e estávamos em comunhão com o direcionamento espiritual da nossa paróquia que nos pediu que evitássemos a figura do Papai Noel. Queríamos dar presentes de Natal ,poxa! Pois, apesar dos presentes ser transformadas em peças do xadrez do Natal Consumista , fazem parte da noite do Natal. Do Natal da nossa infância, aquele que escutávamos sininhos, fadas, magia... e é tão singelo querer agradar as pessoas que nos importamos, até os Reis Magos levaram presentes para agradar o Meninino Jesus. Não é?

O desejo era que os presentes fossem uma maneira de dizer que nos importávamos com eles. E mais que isto (talvez mais simples que isto...): ai, que vontade vê-los felizes, encantados e como qualquer outra criança ver em seus olhos a magia da vida que dá esperança e brota sonhos!

Conseguimos importantes doações, mas, os presentes tinham que ser entregues com o espírito do Natal....

Assim, fizemos um misto de procissão com serenata! Como assim?

Velas, canções de Natal, cartões de Natal, doces e brinquedos a descer a rua, muito íngreme, muito cheia de buracos, muito escura, muito abandonada. Na nossa frente o menino Jesus a abrir portas e nós, mais ou menos 20 vicentinos da Conferência de Jovens São Tiago e da Conferência São João Apóstolo, acima, um céu estrelado lindo e em nossos corações o desejo por levar Jesus aquelas casas.

Foi bom, em? ????!!!!! Desafinamos nas canções, mas, afiamos os sentimentos.

E ainda nos tornamos “trovadores do Natal” a ensaiar uma “pseudo-serenata” de Natal. Ah, foi bonito.... as crianças se aproximando.... Ah, as luzes na escuridão....Ah, foi bonito.... Os olhos brilhantes... Ah, foi especial....

A Beatriz, a menininha de 6 anos, foi quem acertou de quem era o aniversário no Natal... foi ela também que apareceu com a roupa nova para nossa aprovação. Mateus, foi correndo lavar os pés para provar o tal tênis “But” que sofremos para encontrar! A caçulinha não parava de apertar os botões do brinquedo novo... e todos desfilaram para nós as roupas e os calçados novos, porque em vez de pedir brinquedos, TODOS, pediram roupas , calçados e por estarmos por este ano todo com contato direto com eles tudo foi comprado ESPECIALMENTE para cada um deles.... e eles perceberam o “especialmente” com olhos que brilhavam, brilhavam, a quase lágrimas de felicidade a nos abraçar, beijar... Aliás, foi beijos e abraços e apertões que não se acabavam....

Mateus, nos ouvidos de um disse que não tinha meias para usar o tênis novo...É assim, as necessidades não terminam com presentes de Natal , somente faz com que outras fiquem mais aparentes... também os presentes não livram nossas consciências de que estamos os amando por dar presentes e os fazendo felizes por minutos... Não!

Os jovens da Conferência São Tiago SONDARAM estas crianças por quase todo o ano de 2011. SONDARAM. Tentaram os entender, os conquistar... e tentam, tentam e tentam mostrar que existe um mundo muito maior que aquele que a janela do quarto da sua casa, a última casa da rua íngreme, com buracos, escura e perigosa, mostra .... Um mundo cheio de possibilidades....

Subimos a rua no escuro, abaixo do céu estrelado. Não havia a luz das velas, somente nos corações e pensamentos a luz dos olhos brilhantes das crianças, que assim como eu, como você como qualquer pessoa na sua infância, provavelmente tiveram dificuldade de dormir com a ansiedade dos presentes de Natal.

2012, vem aí, estão sentindo no vento?. .... E desejamos que com o Natal, esta família assim como tantas outras que nós vicentinos acompanhamos e SONDAMOS, o amor de JESUS os impulsionem a lutar por um futuro digno e que nós transbordantes de amor renovado estejamos ali, apoiando e orientando estas mudanças.

De tudo, de tudo sempre fica um pouco ( já dizia Carlos Drummond de Andrade) fica a frase espantada de um das crianças ao ver que a irmã de 2 anos tinha ganhado calcinhas com o vestido novo. Sim, calcinhas!

“ Ela ganhou calcinhas novas! Ela nunca teve calcinhas novas!”

Para todos leitores e vicentinos, que 2012 seja pouco, para caber o tudo

e se o tudo é pouco, pense que para muitos o pouco é tudo!




















Nosso PAPAI NOEL: seu saco é azul....



FELIZ NATAL A TODOS E UM ANO NOVO CHEIO DE AMOR E PAZ!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A magia da fotografia, do amor, da caridade e da esperança...

Natal é uma época que todos estão mais dispostos a caridade..... será porque estamos preparando a "morada do nosso amor" para a chegada do amor em pessoa humana: Jesus?


É..... é sim..... esta maior disposição para caridade, pode ser (pode ser....) para deixar os corações cheios de amor para a chegada de Jesus: otimista e crente no poder da bondade do ser humano que traz lembranças dos seus próprios Natais, no aconchego da família reunida ou na expectativa da magia do Natal, que todos nós sentíamos quando éramos crianças.




Natal é família reunida com a casa arrumada, para receber Jesus menino! É o renascimento da esperança... de vida....



Nós vicentinos temos um trabalho intenso a preparar nossos corações diariamente, 365 dias por ano, para o AMOR EM MOVIMENTO que a ESPIRITUALIDADE vicentina nos incentiva e trabalhando e tendo mais formações e conhecimento, vemos uma grande mudança de foco no nosso trabalho de assistência que também se alia com as mudanças sociais que nosso país atravessa: em vez de cestas básicas e caridade para resolver somente problemas momentâneos devemos fazer um resgate da cidadania e auto-estima das pessoas que chegam até nós precisando de CARIDADE.



Sabemos que a palavra CARIDADE é muito mais ampla que doações para o Natal. Muito mais ampla, mais complexa e mais trabalhosa...



Temos um vicentino entre nós que sempre diz que estamso sempre a visitar tantos na nossa cidade e esquecemos das nossas próprias obras: os velhinhos do nosso Asilo São Vicente de Paulo!



Nos últimos anos grandes avanços e modificações estruturais e de administração fizeram com que o ASILO SÃO VICENTE DE PAULO de Nova Esperança subisse degraus na convivência dos seus internos. Mas, temos grandes desafios ainda no trabalho interpessoal com os velhinhos e na interação deles entre si e com sua saúde física e mental.



Pensando no resgate da auto-estima e individualidade dos velhinhos do nosso ASILO, na rede de caridade que faz do ASILO uma das instituições de preferência nas doações da cidade, na função da ARTE presente na fotografia a nos emocionar, a fotografa Graziela Kreling presenteou os internos, com sua sensibilidade de artista e sua técnica de profissional, com uma sessão de fotos!




Foi uma festa! Eles pediram para ser fotografados, alguns trocaram de roupas, outros quiseram fazer a barba, percebemos a interação presente, mesmo daqueles que não se sociabilizam e o resultado... bem o resultado.....



Pessoalmente, sou uma fã de todas as artes... tenho sentimentos aflorados com belas histórias e poesias, me emociono com as belas canções, com gravuras de grandes gênios e foi assim com estas fotos, mas, que isto, compartilho, participo e compreendo de alguma maneira cada olhar e cada gesto das pessoas ali fotografadas.



Olhares sem esperança...outros com amor... alguns com alegria... outros com abandono....



Estas fotos artísticas foram usadas para cartões de Natal em uma rede de caridade para pessoas que farão doações para presentes de Natal para a festinha de fim de ano para o dia 17 de dezembro.



Para quem não recebeu cartão, entre em contato com os vicentinos ou a diretoria do ASILO, para quem recebeu e se emocionou, deixo uma história que um grande amigo espanhol anarquista e realista me contou ....



“Existia um negro refugiado fugitivo de um sistema opressor da America Central. Quando foi resgatado por forças pacifistas, ele contou a maneira com o que o sistema violentou, assassinou e aniquilou sua família. Os pacifistas ficaram impressionados com tanta violência e não compreendiam como ele tinha sobrevivido a tanta violência e então disseram ao negro, emocionados:



- É triste!



O negro ergueu a cabeça e disse olhando diretamente para os olhos dos que lhe questionavam:



- So no és triste, porque és lá verdad!”
(SÓ NÃO É TRISTE, PORQUE É A VERDADE!)

Sim as fotos são tristes, mas, captaram pela sensibilidade da Fotógrafa e artista a REALIDADE, a verdade!



Para o NATAL, que Jesus renasça em nossos corações e que ele esteja cheio de amor para mudar algumas realidades do mundo e que as VERDADES sejam sempre as cheias de esperança!



Feliz Natal A todos!




Abaixo as fotos artísticas, incríveis e emocionantes:





















As fotos transformadas em cartão de Natal: