o blog dos vicentinos de Nova Esperança!

sexta-feira, 21 de março de 2014

Jovens, amor, arte e um sonho coletivo de paz: "POESIAS AO VENTO, aqui amor e poesia brotam da lama"



Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, 
um descanso na loucura.

Guimarães Rosa



Eu quero agito nas dioceses, que vocês saiam às ruas. Eu quero que a Igreja vá para as ruas, eu quero que nós nos defendamos de toda acomodação, imobilidade, clericalismo. Se a Igreja não sai às ruas, se converte em uma ONG. A igreja não pode ser uma ONG
Papa Francisco ( na JMJ)


                           Os jovens resolveram invadir a cidade e espalhar uma certa dose  de amor e de ideias para que ar ficasse mais límpido, mais fresco e, quem sabe, fazer surgir em nossos olhos/corações  um outro olhar sobre as ruas, sobre as pessoas, sobre a vida, sobre o amor, sobre a cidade, sobre a solidariedade, sobre o cotidiano e transformar onde é duro, cinza, concreto, esquecido, sombrio em BONS pensamentos, bons sentimentos, novos questionamentos e sorrisos. Este é o objetivo de qualquer projeto de intervenção urbana.

Intervenção Urbana é um tipo de manifestação artística, geralmente realizada em áreas centrais de grandes cidades. Consiste em uma interação com um objeto artístico previamente existente (um monumento, por exemplo) ou com um espaço público, visando colocar em questão as percepções acerca do objeto artístico. São trabalhos notadamente voltados para uma experiência estética que procura produzir novas maneiras de perceber o cenário urbano e criar relações afetivas com a cidade que não a da objetividade funcional que aplaca o dia-a-dia

                       Assim, nasceu o “POESIAS AO VENTO: aqui amor e poesia brotam da lama”, envolvendo os jovens vicentinos de Nova Esperança. O grande objetivo do projeto é envolver os jovens, através da arte, em uma ação coletiva pela nossa cidade para que eles reflitam os resultados de um trabalho social coletivo junto a comunidade, fazendo que de alguma maneira um pouco de cultura brote na comunidade já que  eventos culturais para jovens e adultos é completamente   escasso em nossa cidade. 

A cultura nos desperta para a vida, nos faz enxergar o mundo de uma nova forma: bela? Intrigante??!!!! Nos abre os olhos e o coração, “que a arte nos aponte uma saída”, disse Ferreira Gullar, perante o caos da sociedade moderna que iguala sentimentos a coisas, procurando em tudo uma utilidade prática em tudo e em todos. Que a arte nos aponte uma maneira de nos indignar. A arte nos desperta a imaginação, a curiosidade, nos movimenta, nos abre as portas da percepção, nos faz compreender melhor a vida e nossos sentimentos. Os jovens devem ser envolvidos pela arte e automaticamente serem transformados e transformar pela cultura. 

Foi assim, invadiram a praça com um Sarau de poesia! Cada jovem tinha que levar a praça  2 ou 3 poesias. E alguns não conheciam poesias, e outros tinham vergonha e teve quem fez uma poesia para levar. E depois de ler cada poesia , conversaram.... conversaram sobre o amor, sobre nossa espiritualidade, sobre... a vida, sobre .... o mundo... sobre a violência... .sobre a bomba de Hiroshima....sobre paz.....sobre a índole humana......conversaram e debateram ideias na praça da cidade  e já era madrugada............atéeeeee de madrugada, 

..................................................................depois invadiram a avenida da cidade com cartazes com versos curtos e intrigantes em lugares inesperados como a calçada, postes, árvores. Escolheram os lugares, as direções, se divertiram com a ousadia. Jovem é assim, quer ousar! Era mais de 3 horas quando foram para casa. Sabe o que foi difícil??? Conter os jovens para que não colassem cartazes nos espaços privados, oh rebeldia, queriam revolucionar!

A cidade amanheceu com sua avenida mais poética.
Teve quem não entendeu nadica de nada.
Teve quem pisou nos versos sem ao menos ler, ou ver , olhos treinados para viver um passo  atrás do outro, sem olhar além... adiante... 
Teve gente que confundiu com lixo, mas, é assim mesmo, o mundo nos faz inverter os valores e transformar o luxo em lixo e o lixo em luxo. 
Teve quem rasgou a poesia, que horror! 
Teve quem procurou pássaros na praça. 
Teve quem é trabalhador braçal e mudou cuidadosamente a poesia de lugar para não sujar.  
Teve quem saiu procurando por maisssssss, maisssssss poesia.
Teve quem sorriu...........teve quem achou lindo....
Teve quem encheu sua manhã com arte e verso e amor e poesia, 
Teve quem conseguiu captar a poesia no vento e respirou poesia............


 E foi só o começo, POESIAS DO VENTO, vai se mudar para os bairros mais distantes, mais pobres da cidade, ai sim, vamos começar a brotar poesia...brotar amor.... brotar vida e esperança.

E você, ouve as batidas do seu coração, vive ou sobrevive e a arte te desperta e o amor te movimenta?????

Consócias  Letícia, Regiane, Janaina e Carolzinha
Sarau de poesia na praça da cidade!!!


Os que já conheciam poesia levaram os autores que mais gostavam e os que não conheciam, começaram a conhecer, Carlos Drummond de Andrade, Leminski, Manuel de Barros, Vinicius de Morais, Mário Quintana.... não teve um preferido, teve?

Lá foram......uma briga eterna para conter a rebeldia, a vontade colocar os cartazes onde era o mais proibido possível, jovens, são sempre jovens!

"E agora, o que fazer com esta manhã desabrochada a pássaros"
 - Manuel de Barros, um dos maiores poetas vivos do Brasil




Adicionar legenda


Movimente-se,
não importa para onde, use seu coração, seus sentimentos ......


Alimente, veja, imagine que nesta praça tenha pássaros... azuis, verdes,.... imagine...

VENDO , felicidade nas pequenas coisas - a se pudêssemos comprar!

Rosas brancas de papel foram colocadas junto com  aos cartazes para que ficasse claro que o cartaz e o verso tinha um objetivo.


Tenho em mim todos os sonhos do mundo 
Fernando Pessoa , o maior poeta português.

Com fé e força, reme!


Não pise nos outros, pise em poesias....

Ferreira Gullar, poeta maranhense forte e atual



Referencia a uma das poesias mais conhecidas de Carlos Drummond de Andrade, E agora????
Outra referencia a Drummond, sobre a pedra, sobre as barreiras, sobre como a vida pode se tornar melhor e mais livre e mais bonita com a arte!

Que fique cheia rápido!




Que nada nos salva da morte,
pelo menos que o amor nos salve da vida




A falta de percepção de transformar LUXO em lixo e lixo em luxo! É a mesma percepção que nos faz correr atrás dos nossos sonhos e objetivos? 




Amassaram e jogaram fora a pergunta mais inquietante, deve ser por raiva, que não conseguir o silêncio ou por covardia de não poder suportar os gritos.....



Rasgaram o alimento do sonho, a arte!





Se eu fosse você ficava inspirado, 
deva um abraço em quem precisa e 
ia ler uma poesia.....


FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA O PROJETO "POESIAS AO VENTO" : COLETIVO TRANSVERSO (https://www.facebook.com/coletivotransverso?fref=ts) 




2 comentários: