Dizem que o ano do brasileiro só começa depois do carnaval, se realmente isto é verdade, não sabemos ao certo, o certo é que as atividades vicentinas não param nunca. No entanto, para recomeçar este ano brasileiro que se começa a partir desta semana, os vicentinos paranaenses foram contemplados no dia 12 e 13 de março de 2011 com o 41º ENCONTRO PARANAENSE DE PRESIDENTES, que aconteceu em Guarapuava.
Cidade no situada praticamente no centro do estado, que nos recebeu com clima de começo de inverno, mas, com amor e ternura de sol de tropico em pleno verão escaldante!
O encontro realizado anualmente, marca a reunião de presidentes, coordenador de jovens e ECAFOS dos conselhos particulares, centrais e metropolitano de todo estado, sendo assim um encontro de lideranças dentro da SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO do Paraná e tem por objetivo a confraternização, troca de experiências e o aprimoramento espiritual e técnico.
O CONSELHO PARTICULAR DE NOVA ESPERANÇA esteve presente e representado no encontro com as consócias Ana Paula Troleis (Presidente) e Renata Santos (coordenadora dos jovens). Foi a primeira vez que estivemos presentes em um evento como este e ficamos gratificadas com a participação.
Na visão das nossas representantes, ficou claro nestes 2 dias de encontro que:
- as células-mãe da Sociedade São Vicente de paulo são as Conferências Vicentinas e por isto a extrema necessidade e importância dos Conselho Particulares no incentivo e direcionamento das Conferências.
- é primordial uma renovação constante e necessária de lideranças para um frescor da Sociedade que precisa mesclar a experiência dos mais velhos com a força e inovação dos jovens.
- existe uma cobrança dos vicentinos e da nova ordem social do país para que as visitas domiciliares tenham sempre em mente a evolução social da família e para isto é preciso levar conhecimento técnico e específico aos confrades e consócias para que as visitas sejam mais PROMOTORAS e menos ASSISTENCIAIS.
- o carisma e o centro espiritualidade do vicentino é a caridade, por tantas vezes a visão espiritual é negligenciada e também a força e honra de ser um VICENTINO, por questões práticas e importantes na luta diária das Conferências na busca por donativos, doações e repasse aos que precisam. Cabe as lideranças incentivar a busca e o aprimoramento das questões espirituais sempre baseadas nas escrituras e nos dognas da igreja católica.
Foi um final de semana maravilhoso, com o espírito vicentino nos conduzindo e com a hospitalidade do Conselho Central de Guarapuava nos enchendo de mimos e ternura com refeições deliciosas um lugar lindo e agradável!
Que possamos nos encontrar outras vezes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário