o blog dos vicentinos de Nova Esperança!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

I ENCONTRO ESPIRITUAL VICENTINO DE JOVENS: ele está nas suas pegadas?


Não facilite com a palavra amor.

Não a jogue no espaço, bolha de sabão.

Não se inebrie com o seu engalanado som.
Não a empregue sem razão acima de toda a razão ( e é raro).
Não brinque, não experimente, não cometa a loucura sem remissão
de espalhar aos quatro ventos do mundo essa palavra
que é toda sigilo e nudez, perfeição e exílio na Terra.
Não a pronuncie.

Carlos Drummond de Andrade



Somos jovens de all’stars e calça jeans!?

Olhos atentos. Abertos. Brilhantes . Vivos! Vivos. Pulsantes, com ânsia de vida!Todos juntos em uníssono… Sim!Ai, ai…. Difícil esquecer destes olhos! Olhos em chama.

Coração vivo e pulsante nos olhos! Coração apegado somente no maior e mais intenso sentimento que move o mundo: o AMOR. Este era o tema do I ENCONTRO ESPIRITUAL VICENTINOS DE JOVENS, o retiro de jovens vicentinos como ficou conhecido aqui entre nós.

Foi desafiador! É engraçado como a simplicidade é desafiadora… Falar sobre o AMOR, um tema que pode ser simples e é simples, pode ser tão complexo e se torna complexo, quando achamos que AMAR é fácil, amar é simples, amar é básico…. É? É?

………………………………………………. É?................................................

Se é…. Por que tantas teorias sobre tantas coisas e regras e receitas para a felicidade ? Se é, por que tanta injustiça, tantas guerras, tantas crueldades, tanto preconceito, tanto abandono, tanta tristeza, tanta FOME ? Se é fácil amar, por que tantas vertentes, tantos caminhos, tantos desvios, tanta religião, tantos dogmas ? Se é fácil amar… porque tanto INDIVIDUALISMO?

Amar é fácil e normal quando somos crianças. Quando jovens e não reconhecemos o amor, um vazio incalculável nos consome. Na fase adulta a falta de amor, nos endurece feito pedra e na velhice nos faz amargos: por que não amei mais?

Por que não amamos mais se amar é fácil?

É fácil amar? “Amai-vos uns aos outros como eu vou amei” ( Jô, 15,12)

É simples, está em uma frase, em uma pequena frase, o maior mandamento,ensinamento da igreja Católica! Simples...Não subestimemos o amor. Não subestimemos a simplicidade. Não subestimemos nossos sonhos. Não subestimemos a juventude.

Foi assim.... Que quase 50 jovens vicentinos e não vicentinos passaram um final de semana no CENTRO DE FORMAÇÃO DOM OSCAR ROMERO, um lugar silencioso e longe. Longe de tudo. Por um final de semana parar o tempo e pensar somente no rumo do amor em suas vidas... esta foi a proposta e aceitaram.

Então nós vicentinos, fomos mostrar para todos, o que é amor: amor cuidador, amor carinho, amor que liberta, amor a natureza, amor aos sonhos, amor a Deus, de Deus e para Deus e AMOR AO PRÓXIMO! Não é esta a função de todo vicentino: ver Jesus no próximo e espalhar amor?

Nos colocamos na posição de cuidadores a mimá-los com palavras vindas de pessoas incríveis, em momentos de oração libertadores e em mimos em comidinhas ( hummmmmmm....) deliciosas!

Era isto, o objetivo era este, era mostrar o quanto o cristianismo está na nossa prática diária de relacionamento humano, está nas nossas escolhas e nas nossas atitudes e Deus e seu filho Jesus não estão nos céus sentados nos olhando com olhar julgador, não, está em nós e no nosso próximo: o amor que sentimos ou DEIXAMOS de sentir.

O objetivo era apresentar a estes jovens a SSVP, esta rede de caridade sonhada por Frederico Ozanam. Talvez muitos se tornem vicentinos nos próximos meses, outros daqui a alguns anos, talvez uma nova Conferencia de jovens ativos na sociedade se forme nas próximas semanas, talvez alguns não sintam o carisma vicentino em suas veias, mas, poderão fazer parte de uma rede de doação confiando no trabalho de amor que um dia conheceu. Talvez alguns esquecerão de SSVP nos próximos anos agitados de suas vidas, mas, uma coisa, de uma coisa existe certeza, foram dias para marcar a vida de todos e acender uma luz perturbadora em suas mentes e corações: É FÁCIL AMAR?

Para quem estava nos bastidores, trabalho árduo, mas, DELICIOSO....Como foi maravilhoso trabalhar com todos! E que união! E que amor! E que momentos incríveis passamos juntos, nos ajudando, nos conhecendo, nos amando e amando cada um dos jovens LINDOS, EDUCADOS E FINOS.... e principalmente de CORAÇÃO ABERTOS!

Uma certeza fica, como uma luz que surgiu naquela capela do DOM ROMERO, enquanto todos os jovens, de 14 a 27 anos, em pleno sábado a noite ouviram por mais de 2 horas , QUIETOS, IMÓVEIS, sem pedir água ou para ir fazer xixi, palavras sobre AMOR..... : NÃO SUBESTIMEMOS NOSSOS JOVENS.... não os coloquemos em lugares e posições distantes de nós para não nos incomodem com sua música alta e sua agitação! NÃO SUBESTIMEMOS nossos jovens os nivelando por baixo transferindo para eles conhecimento pífio, sentimentos superficiais e cultura descartável. NÃO SUBESTIMEMOS nossos jovens apresentando para eles a religião da IDADE MÉDIA, DO PECADO ou a que se mistura com o mundo do paganismo... NÃO SUBESTIMEMOS a capacidade para o amor dos nossos jovens...

Fica na memória e no coração as frases marcantes... os momentos emocionantes: como o SIMPLES céu estrelado no escuro e a simples frase “ OLHEM A NOITE QUE DEUS PREPAROU PARA NÓS...”

Olhem para a noite.... para a vida que Deus preparou para nós, olhem a simplicidade de gestos com o próximo que Deus confiou para nós, olhem para o coração, olhem quanto amor Deus preparou para nós.....

Não SUBESTIMEM o amor...

Não brinquem com a palavra amor...

Não facilitem, não simplifiquem..............


( Confrade Hilário recebendo placa homenagem ( das mãos da consócia Ana Paula Troleis, Presidente do Conselho Particular de Nova Esperança e Confrade Nilson Mulon, Presidente da Conferência São José, na frente da juventude ) por seus 47 anos (oficiais e ativos) como vicentivo.

( Todos, os jovens, os confrades e consócias que trabalharam atentos as ultimas palavras do retiro)

(Testemunho do Confrade Hilário, anos dedicados a SSVP)


(Confrade Sandro, testemunho de cristão e membro da SSVP)

(Consócia Janaína da Conferência Jovem São Tiago, dando um depoimento emocionado sobre o "amor em movimento" no trabalho com crianças carentes)

(Pausa em uma sombra para Conferência São Tiago, conversar e discutir seus planos e trabalhos, com confrades e consócias de outras Conferências, momento importantíssimo)

( almoço de domingo e homenagem a todos que trabalharam na organização da cozinha)

(nossa regra, entre flores)

( "parece que a comida aqui fica mais gostosa", o jovem caçulinha do grupo disse isto, comendo a comida caseira de domingo saborosíssima que devoramos!)

(Consócia Renata, "tentando" puxar as orelhas de todos para olharem para os lados, e terem FOME DE JUSTIÇA. Juventude SAL e LUZ!)

( Consócia Ana Paula com José Casemiro e consócia Madalena, eles que tomaram a frente da organização da cozinha, MARAVILHOSOS, trabalharam imensamente, com tanto amor e dedicação que nos impulsionou muito)

(Confrade Douglas, consócia Ana Paula, aspirante Josi e Confrade Valdemir ( família vicentina quase completa, com as 2 filhas participando do retiro)

( Confrade Oscar, consócia Sandra e consócia Ana Paula, também família vicentina)

( Consócia Adriana, consócia Edecir, confrade Douglas, consócia Sandra e Josi, confabulando horários e comidinhas gostosas e mimos para nossos jovens)

( Saiu um comentário que até o sapo de pelúcia quase virou príncipe com tanto amor no ar)


( Consócia Carol e Mariana, as caçulinhas...)

( os noivos aspirantes mais lindos e doces que se tem notícia)

( Consócia Raquel e sua convidada Larissa)

( Carol e consócia Jenyfer, que deixou nossa Conferência neste domingo em busca dos seus sonhos em São Paulo)

( Consócia Janaína e consócia Marcella)

( meninas atentas!)

(Confrade Luisinho, Coordenador da Juventude do Conselho Central de Maringá e Confrade Ricardo, coordenador da juventude do Conselho Metropolitano)


( o amor.... no ar.............. no vento.... nos corações)


( Todos atentos..... )


( Confrades e consócias, preparando o nosso almoço!)

( um dos mimos lembrançinhas feita pelas consócias, foram muitas e fofas)



( Confrade Kaike e consócia Ana Paula)


( Hummmm... saboriando café da manhã)

( Hummm... depois de uma caminhada em silêncio e de uma noite em paz... hum.... )

( não estão com cara de sono na foto, estão lindas e com olhos faiscantes)

( não... olhos faiscantes, nada de sono...)


( ehhh... moçada bonita)

( bolo de chocolate, bolo de nata, bolo de laranja, bolo branco.. bolo, bolo, bolo delícia.... PARTILHA dbolos... a especialidade de muitas, muitas pessoas que doaram estas guloseinhas deliciosas...Café-da-manhã deliciaaaaaaaaaaa)

( os nossos caçulinhas)

( manhã linda e brilhante de domingo: aspirante Gislaine, confrade Oscar, aspirante Josi, consócia Adriana, consócia Edecir, consócia Rita, consócia Ana Paula, confrade Valdemir)

( era uma lembrancinha para começar bem o dia, mas, dizia a "lenda" que eram bilhetinhos de namorados e namoradas)

( recebendo brilhetinhos de bom-dia!)


( Consócia Renata e Ana Paula e os jovens lindos e educados na manhã linda de domingo)


( Consócia Ana Paula e a aspirante Josi..... )


( turma na cozinha... trabalhando no amor...)

( confraternizando vicentinos e não vicentinos)

( Confrade Valdemir e Dona Jandira, coordenando a cozinha, SEMPRE, em todos os eventos nos ajudando muito!)

( Consócia Rita, segundo uma lenda, os olhos mais lindos da SSVP)

( ah, tinha que ter uma foto de todas as delicias...delicias que alimentam o corpo enquanto o espírito é alimentado)

( um só caminho!)

( sábado a noite, um dos nossos palestrantes, Rogerio, na capela... momentos emocionantes até de madrugada...)

( homenagem a Nossa Senhora no jantar, a dona do AMOR de MAE... divino)


( Confrade Jefferson perguntou na sua palestra o que estava escrito no mural do café, achávamos que ninguém tinha prestado atenção, engano... TODOS RESPONDERAM JUNTOS: ser vicentino é doar amor!)

( Consócia Madalena, não se tem palavras para sua dedicação e amor...)

( Aspirante Gislaine, Joseir, um dos nossos palestrantes e que nos ajudou muito no sábado, a mais nova consócia do CP de Nova Esperança: consócia Glória e Dona Jandira, sempre com os vicentinos...)

( a luz a entrar...)


( consócia Edecir e consócia Mariliza)


O CONSELHO PARTICULAR DE NOVA ESPERANÇA, agradece a todas as pessoas que participaram diretamente e indiretamente do I ENCONTRO ESPIRITUAL VICENTINO DE JOVENS. Os Padres Rodolfo e Padre José, pelo direcionamento espiritual, pela ajuda maravilhosa que nos deu na viabilização desde o local , apoio na divulgação, até na presença do Padre Rodolfo de madrugada para nos acompanhar espiritualmente e com o violão. Muito obrigada.
Agradecemos a todos os palestrantes, a Ana e o Pepe, ao Ruy, a doce irmã Elaine, ao Joseir, ao Rogério, ao confrade Jefferson, a Sineide e a todos os confrades e consócias que deram seus testemunhos emocionados e intensos.
Agradecemos a todas as pessoas que indicaram os nomes das pessoas para estarem nestes dias, para todos que nos apoiaram, aos pais dos jovens que nos confiaram seus filhos, a todas as pessoas que doaram tantas coisas e tantas pessoas.... agradecemos aos jovens que foram muito educados em TODOS os momentos. Agradecemos a todos as Conferências que estavam lá ou que ajudaram de longe ou com orações.
Agradecemos a TODOSSSSS.... e ao CCM, que esteve a disposição e que estava representado pelo confrade Luisinho e ao confrade Ricardo, a frente da juventude no Metropolitano nos ofereceu inúmeras vezes apoio.
Agradecemos aos familiares e amigos de todos que estavam no retiro, pela paciência e compreensão e pelas orações. Talvez não lembramos ou não citamos alguém, mas, tenha certeza, nosso obrigado chega a todos!
Que Deus os abençoe!
Que Deus nos abençoe!
E que Deus abençoe todas as famílias que animados na fé vamos poder ajudar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário