o blog dos vicentinos de Nova Esperança!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

42ª ROMARIA NACIONAL DOS VICENTINOS A APARECIDA: nao tenha medo este é o meu filho, Jesus!


“.....Eles ficaram assustados e com muito medo e pensaram que estavam vendo um fantasma. Mas ele disse:
- Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês? Olhem para as minhas mãos e para os meus pés e vejam que sou eu mesmo. Toquem em mim e vocês vão crer, pois um fantasma não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho. Jesus disse isso e mostrou as suas mãos e os seus pés. Eles ainda não acreditavam, pois estavam muito alegres e admirados.......”

Lc 24,35-48, partes do Evangelho do dia 22 de abril – nós na Basílica de Nossa Senhora Aparecida na 42ª ROMARIA NACIONAL DOS VICENTINOS A APARECIDA

“Não tenha medo, sou eu, Jesus” 

A voz ecoava da imensa Basílica de Aparecida, o evangelho lido em ritmo e música parecia silenciar todos os barulhos do mundo e no esforço de entender cada palavra pela dificuldade do som do lugar onde estava, fechei meus olhos, abri meu coração a esquecer onde eu estava   e NÃO TENHA MEDO, SOU JESUS, ressonou como um caleidoscópio em meus pensamentos e involuntariamente os rostos das pessoas que visito, que entro na casa a levar amor e pao, vieram a minha mente a estender suas mãos em minha direção e a mexer seus lábios fatigados: “não tenha medo, sou Jesus”!

Foi o meu momento em Aparecida. Desculpem, o egocentrismo, mas, foi o meu momento de confirmação, de certeza, de força. Foi o momento que eu fui buscar em Aparecida. Foi o meu momento de encontro com a MINHA espiritualidade. 

Demorei tanto tempo em minha vida para encontrar a espiritualidade, porque realmente não conseguia mais  conceber na minha razão e na minha emoção um Deus estático e, sim, onipresente e oniciente a me observar lá de cima de um céu cheio de nuvens brancas, fumaça e  vozes de anjos. Depois, me apresentaram um novo Deus, um novo Jesus, o MEU, aquele Deus que ao perguntar qual sua religião, respondo: “tenho minha própria religiosidade” (não me comprometa), a minha religião, a minha concepção, a minha religiosidade, a minha oração, o Deus que eu crio, que eu adapto, o Jesus que está dentro de mim, concebido para mim e eu, a adaptá-lo as minhas expectativa, as minhas realidades, as minhas vontades. O meu Jesus, esta religião que o Confrade Kaike citou na sua fala emocionada na Praça das Palmeiras lotada por vicentinos do Brasil inteiro: a religião da fala, de ajoelhar, a rezar e clamar a MINHA vida, aos MEUS problemas, ao MEU Jesus, o Jesus daquele que quer encontrar o amor e Deus, dentro do seu próprio coração, do seu próprio mundo, do seu próprio umbigo, de dentro da minha casa, do meu circulo de social e pessoal....

Eu disse nao a esta religiosidade no dia que conheci o espírito vicentino, quis sair do meu próprio círculo vicioso e encontrar o que procurava fora das minhas próprias dores e problemas....

Não tenha medo, EU SOU JESUS”. As vezes sujo, cheirando a mazelas da vida, te olhando com desanimo, com descaso, morando em lugares que nunca foi, ou se foi, te causa medo, na maioria das vezes distante dos seus conceitos, da sua realidade, do seu mundo. E que medo! Que medo de ir, que medo de amar, que receio de despir de todas as máscaras que a vida nos impõe para encontrar JESUS.

Este é o meu Jesus, o que encontro nos olhos dos meus irmãos. E a minha busca, a minha imensa busca , aquela que também fui buscar na casa da mãe NOSSA SENHORA APARECIDA, é pela força de continuar procurando e ao achar, não ter medo, e amar. Não ter medo de amar o meu Jesus e amá-lo acima de julgamentos, acima da vaidade, acima do orgulho, acima das minhas próprias misérias humanas. 

APARECIDA, estava lotada de vicentinos. Bonito de ver. No começo, deu um deslumbre completo e cumprimentávamos todos: Bom-dia confrade, bom-dia consocia. Era nossa primeira vez e somos do INTERIOR, “enjacuzados” por natureza e ninguém via com surpresa os novos vicentinos em Aparecida, todos pareciam totalmente familiarizados com a “vicentinagem” do Brasil todo e estranhavam nossos cumprimentos. Domingo, na grandiosa e incrível FESTA REGULAMENTAR, vimos porque: não era eu, Lorena, Marcella, Ines, Edecir e Ana Paula e mais uns gatos pingados  vicentinos  perdidos em Aparecida e sim, MILHARES. Que lindo! Que lindo...e mais uma vez... que lindo! 

Que linda é a Basílica! Uma grandiosa obra da arquitetura moderna, que lindo seus vitrais, seus adereços, sua cerâmica. E que linda é a sala para queimar as velas  e que energia inexplicável  sentimos na sala das promessas, como se todos os lamentos atendidos e não atendidos estivessem suspensos no ar. Que lindo suas escadas com romeiros que se agarram a fé a mãe como única alternativa de esperança na vida. E que lindo é a Basílica vazia e silenciosa no momento mais mágico do dia, o entardecer. E que paz a noite na Basílica e que linda sua iluminação que vista de perto ou longe encanta. Que lindo...E mais lindo que isto e emocionante foi  a grandiosa Basílica com vicentinos do Brasil todo. Sem palavras, ou com palavras: “Não tenha medo, sou Jesus”!

Eu insisto que não tenho mais idade para 12 horas de viagem de ônibus. Alguns me disseram que viagem a Aparecida é “programa de índio”. Eu, que piso sempre no meu cansaço e indisposição  porque sei o que me move está além, muito além do limite que me cansa e me indisponibiliza! Estar com PESSOAS, fora daquele “meu mundo e do meu Jesus de barro que eu mesmo "faço e desfaço”, compensa, ai, como compensa, estar com pessoas que nos faz rir e ver além, além do que somos acostumados, para algumas pessoas, ir além do que me cerca é programa de índio, para mim é vida!
Estar com pessoas, é sim, estar com Jesus. Não tenha medo, sou eu, Jesus, sou eu, o amor
E..

“Só com amor se move a vida, ooooh, com muito amor...”

Se mova, no ano que vem, vamos a Aparecida como todos os vicentinos do Brasil?



 (Vista da passarela. Consócia Lorena, Consócia Ana Paula, Consócia Ines e Consócia Renata. Provavelmente algumas outras consócias no meio das pessoas. A passarela que nunca está vazia de romeiros)

 (Catedral antiga em reforma)


                                                                                (Caminho para VIA SACRA, no MORRO DO CRUZEIRO, uma chuva fina, que incrivelmente nao afastou os vicentinos romeiros)


 ( O mar de guarda-chuvas no começo da VIA SACRA.Emocionante a quantidade de pessoas mais velhas....em nenhum momento afastadas pela chuva, o convite era: tirem suas máscaras e rezem)



 ( Consócia Marcella na entrada do Morro do Cruzeiro)

(Uma escultura em Jacarandá inspirada na La Pietá, MICHELANGELO, que fica dentro da Basílica)            

( Vista ao anoitecer do imenso espaço entre a Basílica e o CENTRO DO ROMEIRO rodeado por      estátuas lindas dos 12 apóstolos)                                                           
  ( Consócia Lorena na SALA DOS MILAGRES, lugar muito interessante rodeado de pedidos atendidos e nao-atendidos, fotos,  objetos fruto de doaçao, de promessas. Quase todo o sofrimento do POVO BRASILEIRO parece pairar no ar. )

 ( Um dos lugares mais lindos e incríveis de Aparecida, Sala de Velas)
 
 (Consócia Lorena e Marcella, conhecendo a Basília pela primeira vez)
andando pela Basílica.

 ( Final de tarde chuvosa em Aparecida, os 12 APÓSTOLOS saudando a noite)



(Vista interna da Basílica, vazia, ao entardecer,  momento lindíssimo)
(Vista de um dos corredores....Consócia Renata, eu.)

(Imagem original de Aparecida, com um lindíssimo painel, nós consócias de Nova Esperança andando sem hora e tempo na incrível e mágica Basílica iluminada!)



( Ao fundo consócia Ana Paula, também escantada com as luzes e o silencio da Basílica)














(As meninas, irmas e consócias, Lorena e Marcella, cobertas pelo espírito vicentino!)
( Porque ninguém é de ferro, muito menos os "jovens", todos confrades e consócias:Lorena, Marcella, Ana Paula, Régis, Douglas, Luisinho e Renata, "curtindo a noite" em APARECIDA DO NORTE!)

( A luz do FESTVIDA)

( Com a nossa bandeira assistindo FESTVIDA todos confrades e consócias: Ana Paula, Edecir, Lorena, Douglas,Ines, Marcella, Renata, Régis, Luisinho e Vital)

( A fofa, maravilhosa, despretensiosa e empolgante, apresentaçao dos jovens de Londrina no FESTVIDA, eiiiiiiiiiiiiii.... queremos uma carona!!!!)

( Ao amanhecer a primeira missa do dia, Basílica lotada)

(Vista do domingo chuvoso no ponto mais alto de visitaçao da Basílica)


( Entao, lá de cima, Ozanam e Sao Vicente olhando para nós, FESTA REGULAMENTAR)


(FESTA, festa e festa, maravilhosa e emocionante, todos saudando a VICENTINADA do Brasil, lindo demais, em especial, Ada Ferreira (Presidente do CNB), em festa!

Confrade Julien Spiewak e consócia Ana Paula, Confrade Julien delegado internacional da Juventude Vicentina)


(Consócia Ana Paula e confrade Carlos Henrique David (Kaike), que deu uma palestra emocionante na Festa Regulamentar e inflamou os coraçoes vicentinos)


( O mar de vicentinos na Festa Regulamentar)
( Missa na Basílica, vicentinas do Paraná)

( Basílica lotando de vicentinos do Brasil inteiro, bonito de ver e sentir)

( Oh, acabou, retornaremos as nossas cidades e VAMOS AOS POBRES!)

( De malas prontas....)


( AMIZADES: amigas de fé, de caminhada, de vicentinismo......)

( Todos vicentinos na estrada: consócia Ana Paula, consócia Izabela, confrade Luisinho, consócia Eloize, confrade Regis, confrade Douglas, confrade Ricardo e consócia Ana Paula)

( Confrade Ademir, cuidadoso com TODOS durante a nossa viagem e confrade Vital, orientaçoes ao nosso condutor)

( Volta... já cansados, mas, abastecidos)


( Confrade Régis, Silvio Santos vem aí, os que foram, entenderao, aos que nao foram quem sabe o ano que vem...)

Descontraçao!!!!! 
Aparecida, nos despedidos de voce, casa da NOSSA MAE, que nos acolheu em sua casa, nos abençoou, nos cobriu de graças. Vamos levar tudo que nos deu, para todas as famílias que visitamos e para todos os vicentinos que nao puderam estar presentes e suas famílias e até o ano que vem!!!!

Confrades e consóciasssssssssssssssssssssss, até a "43 ROMARIA NACIONAL DOS VICENTINOS A APARECIDA"

Um comentário: