o blog dos vicentinos de Nova Esperança!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

SARAU DE POESIA VICENTINO... TEM POESIA TAMBÉM....



OBA... TEM POESIA TAMBEM!!!!!



Deus dá a todos uma estrela.

Uns fazem da estrela um sol.

Outros nem conseguem vê-la.

Helena Kolody


Um sarau de poesia é uma reunião de pessoas que gostam de poesia e literatura para recitar e discutir versos e questões ligadas a arte e filosofia. Os sarais ficaram mais populares e com este formato que conhecemos no século XVIII , junto com uma ebulição de novos poetas e estilos literários que revolucionaram a arte!

Antônio Frederico Ozanam um jovem estudante na Universidade da Sorbona, com ardente paixão por literatura e filosofia também se reunia em uma pensão com grupos de amigos para sarais de poesia com intelectuais da época e destas reuniões nascem as Conferências Vicentinas.

Parece incomum para esta juventude tecnológica que a diversão esteja ligado ao desenvolvimento de idéias a revolucionar seus estilos de vida e seus pensamentos relacionados a vida. A diversão parece estar mais ligado a entretenimento em nada ligado a questões mais profundas da vida e de suas relações.

A Conferência São Tiago reúne membros muito diversos nas idades, personalidades e talentos e temos poetas! Bons poetas!

Com o direcionamento do grupo para a arte e religiosidade e tentando imitar a força jovem de Antonio Frederico Ozanam, no sábado os jovens vicentinos se reuniram para um SARAU DE POESIA vicentino, tudo a luz de velas, todos cuidadosamente maquiados para entrar no clima, confrades e consocias declamaram suas poesias de autoria própria, em inglês, espanhol e francês, mas, também conheceram e relembraram a força poética de Carlos Drummond de Andrade, Augusto dos Anjos, Fernando Pessoa, Adélia Prado, Vinícius de Moraes...

TODOS estavam presentes, TODOS, vencendo a timidez ou não, e declamaram as poesias preparadas durante a semana. Foi emocionante, divertido, surpreendente e foi maravilhoso ver os seus olhos atentos a algo novo e desafiador.




(boa literatura espalhada pelos cantos...)


(o clima a luz de velas, com todos reunidos)



(no meio da declamação, a luz de velas, um o foco de luz e atençao para a poesia)


( os olhos de contentamento após o sarau)



( e tinha que ter bolo de chocolate para terminar, meninos e meninas maquiados para entrar no clima teatral que todo sarau tem que ter)


(Raquel, Dalida e Marco, saboreando o "manjar dos Deus" de chocolate....)




( meninas da Conferência São Tiago)


(Marcela e convidadas)


(todos acomodados!)


( ambiente aconchegante com velas, insenso, jazz e folk e muita poesia!)



( ao seu amor serei atento....)

Muitas poesias que foram declamadas, foram de autoria própria. Jana, Ariana, Raquel, Fran, kaike, Renata e Vasco, mostraram seus talentos para a escrita. Jana e Raquel mostraram também talentos para escrever em inglês, mas, Vasco nos encantou com seu romantismo em inglês, espanhol e francês....

Todos sairam desta noite fria de sábado aquecidos pelo sol e luz que só a cultura e os dons podem iluminar.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário